Transparência disponibiliza dados comparativos das despesas da Universidade a partir de 2019

17 de setembro de 2021

O Portal da Transparência da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), passou a disponibilizar por ano o comparativo dos principais dispêndios da Instituição. Os novos dados possibilitam a comparação e análise sobre as despesas institucionais a partir de 2019 e a ação evidencia o compromisso da Universidade com a publicidade de seus atos e investimentos.

As bases apresentadas têm origem das Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (PROGEP), Gestão Financeira (PROFIN) e Gestão Administrativa (PROAD), com a organização e publicação pelo setor de Transparência Pública da PROPLAN. Os comparativos estão separados por natureza e demonstram, por meio de gráficos e tabelas a variação do quantitativo das despesas por ano, possibilitando a sua comparação e consequente análise acerca de economias e aplicações no decorrer dos anos.

“Essa é uma ação importante para qualificação da forma de apresentação dos dados orçamentários da Universidade, que possibilita diversas alternativas de análise comparativa, e que, inclusive, foi uma demanda do Conselho de Orçamento Participativo”, afirmou Pollyanna Xavier, pró-reitora de Planejamento da UEPB.

A PROPLAN esclarece que ainda não ocorreu a execução integral das despesas do ano de 2021 e que tal quantitativo será o acumulado até o mês de atualização no início da página. Os novos dados encontram-se no menu Despesas por Câmpus do Portal da Transparência, no link Principais Despesas por Campus e aba Comparativos.

Texto: Juliana Rosas