Turmas dos câmpus I e II encerram ciclo de colações de grau do semestre 2022.2 na UEPB

Turmas dos câmpus I e II encerram ciclo de colações de grau do semestre 2022.2 na UEPB
22 de dezembro de 2022

A partir desta quarta-feira (21), quase mil graduados pela Universidade Estadual da Paraíba estarão aptos a exercer sua profissão. A cerimônia de colação de grau dos cursos que fazem parte dos câmpus I – Campina Grande e II – Lagoa Seca da UEPB encerra o ciclo destes eventos do período 2022.2. O evento aconteceu de forma híbrida, com cerca de 700 formandos que participaram do evento presencialmente, na Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, e quase 300 concluintes que acompanharam a cerimônia de forma remota.

Neste último evento de colação de grau do ano da Instituição, os concluintes dos cursos dos Centros de Ciência e Tecnologia (CCT); Biológicas e da Saúde (CCBS); Agrárias e Ambientais (CCAA); Ciências Jurídicas (CCJ); Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e de Educação (CEDUC), receberam o grau acadêmico em cerimônia presidida pela reitora Celia Regina Diniz.

Compuseram a mesa do evento também a vice-reitora Ivonildes Fonseca; o pró-reitor de Graduação, Eli Brandão; o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, professor Cláudio Furtado e o paraninfo das turmas concluintes do semestre 2022.2, o professor e ex-reitor da UEPB, Antonio Guedes Rangel Junior.

O formando do curso de computação, Luiz Thiago Costa Henrique, conduziu a leitura do juramento para as turmas do CCT e CCBS. A concluinte de Direito, Vivian Ribeiro dos Anjos, foi a juramentista das turmas do CCJ, CCSA, e CEDUC. Em seguida, a oradora das turmas concluintes dos câmpus I e II, Emanuela da Silva e Souza, do curso de Fisioterapia, fez uso da palavra. Começou citando o autor paraibano Ariano Suassuna: “A vida é dura, mas fascinante”. Fez menção à trajetória da vida universitária, descrevendo-a como desafiadora e satisfatória. “No meio da nossa formação, enfrentamos a famigerada pandemia. Mas tivemos nossos mestres, os professores que nos ensinaram a evoluir”, disse. Palavras de autores clássicos da literatura e filosofia mundiais como Shakespeare, Esopo e Cícero também estiveram presentes no discurso da oradora.

Logo depois, o secretário de Educação, professor Cláudio Furtado – na ocasião representando o governador do Estado, João Azevedo – fez seu pronunciamento, parabenizou os concluintes e lhes desejou sorte em suas caminhadas. Recentemente, o professor Cláudio recebeu a medalha de mérito universitário pela excelência dos serviços prestados à educação da Paraíba. A honraria foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) da UEPB.

O professor Cláudio afirmou ser um fã de desenho animado e história em quadrinhos. “Aproveitando o momento presente, cito uma frase que gosto bastante, que é do Mestre Oogway, do filme Kung Fu Panda: ‘O ontem é história; o amanhã, mistério. Mas o hoje é uma dádiva e por isso se chama presente’”, disse o secretário, arrancando aplausos.

O homenageado da cerimônia e paraninfo geral das turmas, Antonio Guedes Rangel Junior proferiu seu discurso em seguida. Falou sobre sonhos de vida, das trajetórias pessoal e profissional – que inclui mais de 40 anos de UEPB, como estudante e professor – e até uma enquete sobre assuntos que foram de futebol à universidade.

O professor Eli Brandão, gestor da PROGRAD, também fez uso da palavra. Mencionou números importantes. Na cerimônia deste dia 21/12, estiveram presentes cerca de 700 estudantes de forma presencial e aproximadamente 290 assistindo à celebração remotamente. Ao todo, os oito câmpus da UEPB formaram cerca de 1.400 estudantes neste semestre e quase três mil novos profissionais no ano de 2022. Lembrou que a UEPB possui um sistema de entrada cada vez mais democrático e inclusivo, com cotas abertas para a diversidade, com a maior parte de seu corpo discente proveniente de escolas públicas e quase 90% vindos do próprio estado da Paraíba.

Conferência do grau acadêmico

Após as falas, foi a vez dos diretores de Centro ou representantes da direção conferirem o grau acadêmico aos formandos. Kelvin Yasley Nascimento Martins, do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, recebeu o grau da diretora do CCT, professora Maria Isabelle Dias Yanes, em nome de todos os colegas do Centro.

A professora Nicia Stelita Soares, diretora do CCBS, conferiu o grau acadêmico à concluinte de Enfermagem, Suellen Farias Barbosa, que o recebeu em nome de todos os formandos desse Centro. O diretor adjunto do CCAA, professor Messias Firmino de Queiroz, concedeu o grau acadêmico a Nayanne Morais Leite, do curso de Agroecologia, simbolicamente dirigido a todos os formandos do Centro. Maria Naylla Albuquerque Costa, do curso de Direito, recebeu o grau acadêmico em nome de todos os formandos do CCJ das mãos do diretor deste Centro, professor Laplace Guedes.

O diretor do CCSA, Geraldo Medeiros Júnior, confere o grau acadêmico simbolicamente a todos os estudantes concluintes daquele Centro, recebido na ocasião por Ana Beatriz Silva de Farias, do curso de Administração. O professor José Arlindo de Aguiar, diretor do CEDUC, concede o grau acadêmico a Andreza de Lima Melo, concluinte de Letras, que o recebeu em nome de todos os colegas de Centro.

O discurso da reitora da UEPB, professora Celia Regina Diniz, encerrou a cerimônia. Ela iniciou seu discurso com o poema “Das pedras”, de Cora Coralina: “Ajuntei todas as pedras; Que vieram sobre mim; Levantei uma escada muito alta; E no alto subi; Teci um tapete floreado; E no sonho me perdi; Uma estrada, Um leito, Uma casa, Um companheiro; Tudo de pedra; Entre pedras; Cresceu a minha poesia; Minha vida…; Quebrando pedras; E plantando flores; Entre pedras que me esmagavam; Levantei a pedra rude dos meus versos.

A partir dos versos, fez uma analogia com as dificuldades que geralmente se enfrenta em uma vida acadêmica: financeira, familiar, de adaptação, entre tantas outras. Ademais, houve uma pandemia no meio da formação dos que estavam se formando na ocasião. Afirmou que a UEPB enfrentou dificuldades, mas que toda a universidade, especialmente os professores, fizeram o possível para entregar a melhor educação possível.

Cursos e profissionais

O CCBS é formado pelos cursos de Farmácia, Ciências Biológicas, Odontologia, Fisioterapia, Educação Física, Psicologia e Enfermagem. Compõem o CCT, os cursos: Computação, Estatística, Engenharia Sanitária e Ambiental, Física, Licenciatura em Química, Matemática, Química Industrial. Administração, Ciências Contábeis, Jornalismo e Serviço Social formam o CCSA. O CCJ tem o curso de Direito. Filosofia, Geografia, História, Letras e Artes, Pedagogia e Sociologia compõem o CEDUC. O bacharelado em Agroecologia é o curso de graduação do CCAA. A UEPB também possui o curso superior em Geografia e Administração Pública, na modalidade a distância. Centenas de novos profissionais que adentram no mercado de trabalho e dão um novo passo em suas vidas.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Paizinha Lemos