UEPB celebra Abril Verde com ações sobre medidas de proteção e prevenção em relação à covid-19

26 de abril de 2022

O retorno das aulas teóricas presenciais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) nesta última segunda-feira (25) foi marcado, entre outras atividades, por várias ações nos cuidados com a saúde e com a adequação organizacional relacionada às medidas de proteção e prevenção ao contágio da covid-19. Setores relacionados à saúde do trabalhador também promoveram ações em celebração à campanha Abril Verde, que tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos dos acidentes de trabalho, segurança e doenças laborais.

O Comitê de Contingência e Crise covid-19 da UEPB, em conjunto a Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral à Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST) e o Setor de Saúde do Trabalhador da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) lançou, no mês passado, o manual de procedimentos para o retorno das atividades acadêmicas e administrativas presencias na UEPB, objetivando a manutenção de um ambiente seguro para toda comunidade. O manual contém orientações sobre o passaporte de vacinação contra a covid-19, distanciamento social, higiene pessoal, dos ambientes em geral e monitoramento das condições de saúde.

Ações
Para fins de logística de divulgação e implementação do referido manual, os setores responsáveis realizaram 15 visitas técnicas aos gestores dos Centros de Ensino e Pró-Reitorias, bem como treinamentos direcionados aos docentes e técnicos administrativos, contemplando os oito câmpus da UEPB. Também serão instaladas luzes verdes no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), a fim de chamar a atenção da sociedade para a prevenção dos acidentes de trabalho.

A UEPB deseja fazer desta campanha do Abril Verde um momento de esperança e prevenção, com base no que ensinou o educador Paulo Freire sobre aprender com o passado para construir mais sabiamente o futuro. Deste modo, propõe avançar sem perder de vista as medidas de convivência com a covid-19, continuando com recomendações sobre o uso de máscara conforme orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia, distanciamento social, uso de álcool gel e evitar aglomerações, dentre outras, para continuar nos caminhos da minimização, redução ou eliminação dos riscos nos ambientes de trabalho.

Efeméride
O 28 de abril tornou-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho. Foi indicado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como data em memória às vítimas de acidentes de trabalho, mas também foi escolhido nacionalmente para o anúncio de políticas e iniciativas governamentais de prevenção a doenças e acidentes relacionadas ao ambiente laboral. A data ficou marcada em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Texto: Juliana Rosas