UEPB e Governo do Estado assinam convênio com investimentos de quase R$ 15 milhões para a Instituição

9 de outubro de 2021

Prestes a completar 34 anos de estadualização, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu na tarde desta sexta-feira (8) a visita do governador do Estado, João Azevêdo. Como presente antecipado pelo aniversário de Estadualização, o chefe do Executivo paraibano assinou um convênio com a Instituição no valor de R$ 9,5 milhões e fez o lançamento de edital para ensino, pesquisa e extensão no valor de R$ 5 milhões, totalizando quase R$ 15 milhões em investimentos.

João Azevêdo chegou ao Câmpus I, em Bodocongó no final da tarde e foi recepcionado pela reitora, professora Célia Regina Diniz, e pela vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca. Após os cumprimentos iniciais, todos seguiram para o Auditório da Biblioteca Central, e nesse rápido percurso João Azevêdo destacou a importância da Instituição para o Estado da Paraíba, dizendo que os frutos da solenidade seriam colhidos posteriormente na vida dos paraibanos. Secretários estaduais, deputados, pró-reitores, diretores de Centro e pesquisadores acompanharam a solenidade.

No auditório, ao lado da reitora Célia Regina, do secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Cláudio Furtado, e do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ), Roberto Germano, o governador assinou o convênio para a integração entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão implementadas pela UEPB e a formação no âmbito da educação profissional e tecnológica da rede estadual de ensino, com investimentos no valor de R$ 9.565.122,12. Em seguida, anunciou o edital para o Centro de Laboratório Multiusuário, exclusivamente voltado para pesquisadores da UEPB, em áreas estratégicas para desenvolvimento do Estado da Paraíba, no valor de R$ 5 milhões. A iniciativa será operacionalizada pela FAPESQ.

Em seu discurso, a reitora Célia Regina Diniz agradeceu ao governador e enalteceu a postura do chefe do Executivo Estadual que tem demonstrado sensibilidade para com a Universidade por estar sempre aberto ao diálogo. “Eu estou muito feliz, nas vésperas do aniversário de Estadualização da UEPB, que presta um serviço de qualidade para toda a Paraíba. É uma satisfação receber investimentos na ordem de quase R$ 15 milhões. Esse momento é de muita alegria, muita satisfação e de grande relevância para a nossa Instituição”, destacou.

A reitora ainda afirmou que no momento em que o Brasil sofre com cortes de verbas para a Educação e negação à ciência, o Governo da Paraíba, na contramão desse cenário desfavorável, tem lançado sucessivos editais para que os pesquisadores da UEPB possam desenvolver seus projetos e impulsionar o desenvolvimento social e econômico do Estado. Célia Regina enfatizou que o lançamento do edital com R$ 5 milhões para serem investido em laboratórios de pesquisa, representa muito para a UEPB, visto que permitirá à Instituição estruturar a pós-graduação e fortalecer a pesquisa.

Ainda em seu discurso, a reitora também destacou a importância da descentralização orçamentária, em mais de R$ R$ 9,5 milhões que vão possibilitar a UEPB fortalecer o ensino profissional oferecido nas escolas técnicas da Instituição, como a Escola Agrícola Assis Chateaubriand, que funciona no Câmpus II, em Lagoa Seca; e na Escola Agrotécnica do Cajueiro, do Câmpus IV, em Catolé do Rocha.

“Essa parceria é muito relevante para nossa Instituição, porque nos possibilita o investimento com robustez na aquisição de equipamentos que contribuirão na consolidação e integração entre as atividades de ensino, pesquisa, inovação, extensão e cultura por meio de atuação mais qualificada na Educação Básica da Rede Estadual de Ensino”, afirmou a reitora que ainda solicitou apoio do governador para uma proposta de criação de um consórcio com todas as universidades estaduais do Nordeste, com a finalidade de fortalecer os projetos de extensão na área da cultura e dos programas de pós-graduação.

Em seu discurso, o governador João Azevêdo também destacou a importância da UEPB e lembrou que na condição de professor aposentado estava feliz em terminar um dia anunciando investimentos em Campina Grande, também contemplar a Universidade. João disse que sempre procurou ter um olhar diferenciado para a Educação, e nesse sentido, está aberto para atender os pleitos da Instituição. Ele também falou de respeito e diálogos que devem mover as relações das instituições. Enfático, afirmou que estava criando um ambiente institucional, em que o respeito deve prevalecer. Ainda em seu discurso, o governador disse que o mais importante é os paraibanos usufruírem da inteligência e expertise que existe dentro da Universidade. Nesse sentido, destacou algumas parcerias firmadas com a Instituição que beneficiam muitos paraibanos.

“Para mim, a Educação é um tema muito caro. Então, fechar um dia de agenda em Campina Grande um com esse ato aqui, é gratificante. Tenham a certeza que de minha parte sempre haverá abertura para o diálogo”, afirmou.

O secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), Cláudio Furtado, disse que os investimentos feitos para a UEPB são uma demonstração de que o Governo do Estado reconhece o valor e a importância da Instituição para a Paraíba. “Esses investimentos servem para mostrar que a UEPB é muito importante para a administração pública. Essas parcerias devem ser demonstradas nessa convivência no dia a dia”, disse.

Texto: Severino Lopes
Fotos: CODECOM