UEPB e Prefeitura de Juazeirinho definem detalhes para início das obras do Observatório Astronômico

19 de março de 2021

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), professora Célia Regina Diniz, se reuniu nesta quinta-feira (18) com a prefeita de Juazeirinho, Anna Virgínia, para debater parcerias e principalmente viabilizar o início das obras de construção do Observatório Astronômico da UEPB, na Zona Rural do município. No encontro, realizado seguindo os protocolos de segurança para a prevenção da Covid-19, as duas instituições debateram os termos para dar continuidade ao projeto tecnológico e educacional.

Além da reitora e da prefeita, participaram do encontro o professor Fernando Bertoni, que é um dos responsáveis pela viabilização da cooperação, o engenheiro Adriano Magno, da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA) da UEPB, e alguns secretários municipais. Após a reunião, realizada no Gabinete da prefeita, todos se dirigiram até a comunidade rural Unha de Gato, Zona Oeste do município, onde será construído o equipamento.

O Observatório Astronômico da UEPB faz parte de uma parceria que a Instituição vem desenvolvendo com o Observatório Astronômico de Xangai, na China. Segundo o professor Fernando Bertoni, durante o encontro foram acertados alguns detalhes para a viabilização da obra, e, consequentemente, a instalação dos equipamentos. O próximo passo do projeto será levar energia elétrica para o local. Os equipamentos e custos da obra, serão financiados pela instituição chinesa.

Um dos telescópios já chegou e está sob a guarda da Prefeitura de Juazeirinho. A perspectiva é que outro telescópio, mais moderno, chegue ainda este ano para viabilizar o início das pesquisas. Parceira do projeto, a UEPB vai fornecer a Internet para as atividades remotas, além de ficar responsável pela vigilância do local e por construir as bases do edifício para a instalação dos equipamentos.

O terreno, com cinco hectares, foi doado pela Prefeitura de Juazeirinho. Quando estiver em funcionamento, o Observatório Astronômico da UEPB permitirá que estudantes, professores e pesquisadores façam o monitoramento de fenômenos que podem ter impacto no meio ambiente terrestre e sistemas de engenharia, visando possibilitar a realização de estudos na área de clima espacial, relações Sol-Terra, monitoramento de asteroides de órbita próxima a Terra, entre outros aspectos ambientais. A escolha da cidade de Juazeirinho se deu pelo posicionamento e características geográficas do município, favoráveis para este tipo de estudo.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Prefeitura de Juazeirinho