UEPB firma convênio para estágio de estudantes do projeto Limite do Visível em empresa de tecnologia
Na sexta-feira (16) foi assinado, na Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, um convênio de estágio que beneficiará estudantes do curso de Tecnologia em Ciência de Dados, que faz parte do projeto Limite do Visível, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), UEPB e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq).
Tiago Almeida é professor do Departamento de Estatística e coordenador adjunto do curso de Tecnologia em Ciência de Dados. Enquanto coordenador, vinha buscando espaços de estágio obrigatório para os estudantes. Junto a professora bolsista do programa, Else de Araújo, conheceu a empresa SMN Tecnologia, de Franca (SP), com filial em João Pessoa.
Em uma reunião inicial, representantes da Secties fizeram uma apresentação do projeto Limite do Visível. “Após isso, a empresa se interessou em fazer parceria com a UEPB e oferecer aos estudantes do curso de Tecnologia em Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, do projeto Limite do Visível, para estágio”, disse o professor Tiago.
Nos próximos dias, 32 discentes iniciarão o estágio na empresa. “E com a ampliação do projeto para Campina Grande, estes estudantes poderão estagiar também em uma das unidades da empresa, que funciona na cidade de Ingá”, complementou o docente.
Limite do Visível
Em 2023, com o objetivo de induzir a formação superior em áreas prioritárias para o desenvolvimento tecnológico e inovação, o Governo da Paraíba, por meio da Secties e em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), começou a fase de implantação do programa “Limite do Visível”, a fim de ofertar vagas destinadas a estudantes egressos da rede estadual de ensino para os cursos de Ciência de Dados e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Os selecionados recebem uma bolsa de estudos no valor de R$ 1.000. As aulas são presenciais e acontecem no Câmpus V da UEPB, em João Pessoa. O acompanhamento das atividades pedagógicas e a emissão de diploma será realizado pelo Curso de Computação do Câmpus I e da Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD). A Fapesq tem apoio principalmente na área de docência e pesquisa.
O curso superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo principal graduar profissionais que projetam, implementam e coordenam infraestruturas de tecnologia da informação, atendendo à necessidade de mudanças provocadas pelas inovações tecnológicas no mercado e sociedade.
O curso superior em Ciência de Dados, objetiva formar profissionais para o setor de tecnologia da informação nacional, promovendo o desenvolvimento sustentável, a inovação tecnológica e o desenvolvimento de novos negócios com potencial inovador. Ambos os cursos têm a duração de dois anos, divididos em quatro semestres. No mais recente edital, em abril deste ano, O projeto Limite do Visível abriu 520 novas vagas para cursos superiores gratuitos na área de tecnologia.
Texto: Juliana Rosas
Fotos: Divulgação
Você precisa fazer login para comentar.