UEPB, Governo da Paraíba e Instituto Chico Mendes celebram parceria para ações em Barra de Mamanguape

14 de setembro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está prestes a formalizar parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente. A Secretaria de Educação do Estado também integra o projeto e colabora para a celebração do convênio, que está na fase final de ajustes para o ato de assinatura pelas partes envolvidas.

O objetivo é a utilização de parte do espaço físico, localizado no Litoral Norte da Paraíba, para a realização de atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. O convênio prevê a cessão de uma área pertencente ao ICMBio à UEPB por um período de dez anos. O local está inserido na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape (APA do Mamanguape), uma unidade de conservação federal brasileira, localizada no município de Rio Tinto.

O que hoje é um alojamento será convertido em infraestrutura para realização de ações diversas da UEPB naquele local, ao ampliar possibilidades de pesquisas a exemplo do que já ocorre a partir do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC), com larga experiência e produção científica em Barra de Mamanguape. Com o convênio, outras iniciativas e abordagens poderão ser viabilizadas, tendo em vista o local ser muito favorável como campo de atuação da Universidade, e apresentar potencialidades econômicas, turísticas, além da própria dinâmica social a partir das várias comunidades relacionadas àquela área de proteção ambiental.

A partir da iniciativa dos professores André Pessanha e Etham Barbosa, ambos do PPGEC, foi realizada uma reunião junto à Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPGP), no intuito de apresentar demandas relativas ao Programa, como a necessidade de realização de concurso público para docentes, melhoria de infraestrutura e sobre a base de pesquisa de Barra de Mamanguape. Em um segundo momento, com a presença do secretário de Educação do Estado, professor Cláudio Furtado, da reitora Celia Regina Diniz, do pró-reitor de Pós-Graduação, professor Francisco Jaime, e do professor Etham Barbosa, foram definidas as bases e intencionalidades sobre a parceria entre a UEPB, a Secretaria de Educação e o ICMBio.

O terceiro passo foi uma visita ao local, quando a reitora e alguns membros da equipe administrativa da Universidade, como a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, a professora Alessandra Teixeira, pró-reitora de Infraestrutura, além do professor Etham Barbosa e pesquisadores do ICMBio, puderam dimensionar no local as ações necessárias para viabilizar o funcionamento do espaço pela UEPB.

“Este convênio pretende ampliar serviços e parcerias. É um local importantíssimo para a cultura e economia da Paraíba, onde outros cursos já atuaram e, geograficamente, a UEPB não está. É uma oportunidade para a Universidade ter uma base de apoio na área para atividades de ensino, pesquisa e extensão e possuir uma estrutura avançada no Litoral Norte paraibano”, comentou o professor Etham.

É relevante destacar a importância da Secretaria de Educação do Estado nesse processo. O secretário Cláudio Furtado demonstrou interesse em auxiliar a Universidade com relação à infraestrutura e apoio a ações acadêmicas devido a relevância do local para a Paraíba. Já a reitora Celia Regina relatou que durante as reuniões com a Secretaria de Educação, entre as demandas, foi apresentada a necessidade de aumentar o espaço destinado às aulas do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, de realização de concurso público para professores e a consolidação de uma base de pesquisa para propiciar os estudos de pesquisa e extensão do PPGEC na Barra de Mamanguape, em parceria com ICMBio, além de outras iniciativas. Assim, ficou previamente acertado que será cedido pelo Governo Estadual apoio logístico, especialmente com transporte, para a UEPB.

“Considero extremamente importante a parceria tripartite entre a UEPB, ICMbio e Secretaria de Estado de Educação. Essa parceria vai possibilitar o fortalecimento das pesquisas na área de Ecologia e Conservação, como também na Educação Básica, onde poderemos trabalhar a questão da Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Médio, além de proporcionar outras ações que ajudarão na proteção e conservação dos ecossistemas”, afirmou a reitora Celia Regina acrescentando que o convênio com o ICMBio e o Governo do Estado demonstra, mais uma vez, o interesse e compromisso da UEPB em viabilizar projetos exequíveis para o desenvolvimento da Paraíba, segundo bases colaborativas e academicamente relevantes.

Texto: Juliana Rosas