UEPB inicia planejamento e execução de ambiente para realização de aulas práticas na Clínica de Odontologia

19 de janeiro de 2021

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu início ao planejamento e execução do ambiente para que a Clínica de Odontologia da Instituição possa receber aulas práticas de componentes prioritários. Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (19), a reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, e a vice-reitora, professora Ivonildes Fonseca, receberam representantes da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), Departamento de Odontologia, e do setor de Segurança do Trabalho, para traçar as diretrizes que possibilitarão a realização de atividades presenciais no local, respeitando as medidas de segurança e prevenção à Covid-19.

A intenção da Reitoria é deixar os ambientes prontos para que alunos e professores tenham condições de desenvolver as atividades acadêmicas práticas. Para isso, serão providenciadas as instalações de divisórias, armários, espaço para vestuário e desparamentação, expurgo, além de área para o deslocamento de estudantes e professores que estejam realizando os estudos no local.

Todas essas medidas estão sendo pensadas de imediato para que após o Departamento de Odontologia e a PROGRAD definirem o planejamento para a realização das aulas práticas, a Clínica Escola tenha condições de oferecer segurança nos espaços necessários.

Segundo destacou a professora Célia Regina Diniz, todas essas medidas serão tomadas para dar continuidade na formação dos estudantes, e que a preparação do espaço para a realização das aulas práticas deve garantir que não haja aglomeração de estudantes durante as aulas. Ela ainda ressaltou que a medida que o plano de retomada da Instituição seja colocado em prática, as demais clínicas da UEPB também terão condições de desenvolver suas atividades práticas, dentro dos protocolos de segurança.

Célia Regina reforçou que o semestre letivo 2020.2 será inteiramente realizado de forma remota, no que diz respeito às aulas teóricas, e que a Instituição não medirá esforços para oferecer condições seguras durante as aulas práticas para os corpos discente e docente.

Texto e foto: Givaldo Cavalcanti