UEPB, INSA e Instituto de Pesquisas Tecnológicas buscam parceria para execução de projetos no setor produtivo

3 de junho de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) iniciaram um processo de aproximação para a construção de parcerias para a execução de projetos no setor produtivo. O primeiro encontro envolvendo as três instituições aconteceu na quarta-feira (1º), na capital paulista.

A pró-reitora adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Nadja Maria da Silva Oliveira, representou a UEPB, que apresentou os avanços da Instituição no que se refere ao desenvolvimento de atividades técnico-científicas. Também participaram da reunião a professora Mõnica Tejo, representante do INSA; o pesquisador Matheus Mayer; Natália Cerezi, coordenadora da Unidade Embrapii do IPT; Luciana Galvão, gerente de negócios do IPT; Daniel Limeira, coordenador do Hub de Inovação, da Incubadora e programa Open Experience; Railson de Oliveira, Ceo da Alcalitech; e Walker pesquisador do IPT e ex-aluno da UEPB.

O encontro teve como objetivo para UEPB estabelecer parcerias de pesquisa e desenvolvimento técnico-científico para ampliar as possibilidades de laboratórios para os pesquisadores da Instituição realizarem suas pesquisas e experimentos e intercâmbio de pesquisadores. Para a professora Nadja Oliveira, “é de muita valia estabelecer parcerias técnico científicas para UEPB, ampliando assim o portfólio de possibilidades de ambientes de pesquisa, com um instituto com tantos laboratórios de tecnologia de ponta, com nanotecnologia, micro manufatura e caracterizações”, disse.

O IPT é um dos maiores institutos de pesquisas do Brasil, conta com laboratórios capacitados e equipe de pesquisadores e técnicos altamente qualificados, atuando basicamente em quatro grandes áreas – inovação, pesquisa e desenvolvimento; serviços tecnológicos; desenvolvimento e apoio metrológico, e informação e educação em tecnologia.

Texto: Giuliana Rodrigues