UEPB ocupa vaga na Comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação para o decênio 2021-2030

8 de agosto de 2022

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) passou a ocupar uma vaga na Comissão responsável por elaborar o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) para o decênio 2021-2030. Na quarta-feira (3), às 17h, o professor Francisco Jaime, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa tomou posse como membro da Comissão e representará a Instituição nas discussões a seguir.

O grupo é composto por 38 pesquisadores, sendo presidida pelo professor Esper Abrão Cavalheiro, da UNIFESP, ex-presidente do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), tendo como vice-presidentes as professoras Flaviane de Magalhães Barros Bolzan de Morais, professora da PUC-MG, representante do colégio de humanidades da Capes, e Helena Bonciani Narder, professora da UNIFESP, ex-presidente da SBPC, presidente da ABC.

Segundo palavras da presidente da Capes, Cláudia de Toledo, a indicação dos nomes para compor esta Comissão obedeceu a critérios de excelência e reconhecimento de seus pares, razão pela qual ela agradece a disponibilidade de tempo de todos para se dedicar à função pública e, também, pelo empréstimo de prestígio ao Sistema Nacional de Pós-Graduação. O professor Francisco Jaime disse se sentir lisonjeado com a nomeação, e ressaltou a grande responsabilidade dessa nova missão, sobretudo no momento atual em que a Ciência, a Pesquisa e a Pós-Graduação brasileira encontram-se tão constantemente ameaçados por políticas públicas e desacreditados por parcela importante da população.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB ainda acrescentou que o PNPG necessita ser uma verdadeira política de Estado, plural, democrática, perene e que consiga atender aos desafios de um país ainda muito assimétrico, ao mesmo tempo em que precisa entre outras, trazer soluções para inserção dos pós-graduandos no mercado de trabalho, e melhoria da qualidade de vida para toda sociedade brasileira, através de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

O Plano Nacional de Pós-Graduação é o documento mais importante da pós-graduação brasileira. É ele que norteia as diretrizes, estratégias e metas da pesquisa e pós-graduação no Brasil.