UEPB promove treinamento sobre segurança humanizada e abordagem junto à comunidade universitária

28 de setembro de 2022

Abordagens mais humanizadas e a compreensão de que a missão de garantir a proteção patrimonial da Instituição ultrapassa a estrutura física e, primordialmente, deve priorizar o bem maior a ser protegido que é a vida. Com essa concepção, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) através da Pró-Reitoria de Infraestrutura (PROINFRA), por meio do setor de Segurança, promoveu na manhã desta quarta-feira (28), o evento intitulado “Capacitação de Abordagens Humanizadas dos Vigilantes”. A atividade foi ministrada pelo instrutor de Segurança Jailson Melo, autorizado pela Polícia Federal para realizar esse tipo de atividade.

O treinamento, destinado a todos os vigilantes da empresa terceirizada responsável pela segurança da UEPB, aconteceu no Auditório 3 da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, no Câmpus I, e contou com a participação da vice-reitora, a professora Ivonildes Fonseca; da pró-reitora adjunta de Infraestrutura, professora Weruska Brasileiro; o chefe de Segurança da UEPB, Joel Furtado; além de representantes da empresa, a exemplo do supervisor operacional Rosenildo Pereira.

Antes da palestra, a vice-reitora deu as boas-vindas a todos e agradeceu ao trabalho realizado de forma competente pelos seguranças. Ela aproveitou a ocasião para ressaltar a importância do tratamento humanizado da equipe durante as abordagens dentro do território da Universidade, principalmente junto aos estudantes. “Temos que entender o conceito de proteção patrimonial. O patrimônio não pode ser apenas objetos e paredes. Quando esse limite patrimonial ultrapassa a materialidade é preciso proteger o ser humano”, destacou a professora Ivonildes Fonseca.

O ponto alto da capacitação foi a palestra do instrutor Jailson Melo. Com bastante experiência na área, ele abordou diversos temas, como as relações humanas no trabalho, primeiros socorros, entre outros temas. Ele destacou a importância da capacitação e lembrou que a empresa responsável pela segurança da UEPB tem procurado realizar treinamentos sistemáticos com os profissionais para eles desempenharem com êxito o trabalho dentro da Instituição.

O chefe de Segurança da UEPB, Joel Furtado, também ressaltou a importância da capacitação e lembrou que a instituição tem utilizado todo aparato humano e tecnológico disponível para garantir a segurança dos estudantes, técnicos e professores. “Nós aproveitamos essa capacitação para tratar algumas questões que não são bem compreendidas por alguns membros da segurança no que se refere às respostas à comunidade universitária na hora das abordagens”, observou.

Joel adiantou que a UEPB pretende realizar uma campanha para divulgar a questão da segurança dentro de todos os câmpus, com o uso de cartilhas e adesivagem em pontos estratégicos. Ele lembrou que os incidentes são mínimos na Universidade e as respostas têm sido satisfatórias. Somente no Câmpus I, a segurança da comunidade universitária é garantida por 50 homens e mulheres que se revezam em escalas. Em toda a Universidade esse contingente ultrapassa 150 profissionais. O plano de segurança conta ainda com o monitoramento usando tecnologia, como câmeras de vigilância, além da segurança orgânica distribuída por toda extensão do Câmpus I. Para recorrer aos serviços, a comunidade pode ligar para os números 3315-3493 ou 99388-7498.

Texto e fotos: Severino Lopes