UEPB recebe comitiva da UERN e apresenta ações de transparência e autonomia administrativa

9 de dezembro de 2021

Na manhã desta quinta-feira (9), no Gabinete da Reitoria, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) recebeu a visita de uma comitiva da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para conhecer a expertise da UEPB em ações de transparência e autonomia administrativa. No grupo potiguar estavam presentes a reitora, professora Cicilia Raquel, e o vice-reitor, professor Francisco Dantas, entre outros membros da equipe administrativa. O encontro serviu também para uma troca de informações sobre atividades de graduação, pós-graduação e extensão.

A pró-reitora de Planejamento, Pollyana Xavier, também participou da reunião e reiterou a relevância desse processo pelo qual está passando a universidade do estado vizinho. “A UERN está em um período de aprovação da lei de autonomia. Estão num processo importante de entender como as outras instituições lidam com isso, como passaram por isso, as dificuldades e, claro, os benefícios que vieram depois. A conversa foi importante tanto para eles quanto para nós, por poder trocar experiências”, explicou a gestora da PROPLAN.

A professora Cicília Raquel, reitora da UERN, agradeceu, em nome de toda sua equipe, a acolhida da Instituição e acrescentou que o propósito da visita institucional era estreitar laços com a UEPB, além de verificar in loco as experiências exitosas da Universidade Estadual. “Nosso objetivo principal é analisar a forma como foi construída a autonomia financeira da UEPB, dado que estamos em momento de aprovação da autonomia financeira da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, afirmou a reitora Cicília Raquel.

A professora Cicília relatou que a UERN possui 53 anos de existência, tendo no momento seu processo de autonomia financeira sendo analisado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. “Conseguimos perceber que um ponto importante a ser levado para nossa universidade é a questão da transparência. Percebo que nesse momento que estamos discutindo a autonomia, que a comunidade deve acompanhar em tempo real tudo que acontece em nossa instituição. Precisamos sempre prestar contas de tudo que fazemos”, explicou a reitora da UERN.

Ela ainda destacou que a UERN está de portas abertas para receber alunos, técnicos e docentes da UEPB e que a experiência da vinda tem sido bastante proveitosa. A visita durará dois dias e passará por setores estratégicos, incluindo o da Transparência. “Vamos levar também essa prática para a nossa universidade. É imperativo conhecer as experiências relacionadas e buscar conhecer de perto como foi construída a autonomia financeira da UEPB, quais foram as adaptações necessárias e os desafios”, disse professora Cicília.

A reitora da UEPB, professora Célia Regina Diniz, destacou a importante da vinda da UERN à UEPB, uma vez que as duas instituições possuem uma forte atuação em seu respectivo Estado. Célia Regina ainda apontou que essa troca de experiências contribui tanto para a UERN, como também para a UEPB.

“A presença da gestão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte aqui na nossa Universidade foi algo muito importante no sentido de que a gente possa fortalecer as parcerias interinstitucionais, principalmente no que diz respeito na questão do Ensino de Graduação e Pós-Graduação, nas nossas pesquisas, como também na Extensão. É preciso também considerar a possibilidade de mobilidade tanto dos estudantes como de técnicos administrativos e docentes entre as instituições. Além disso, foi muito importante também apresentarmos a nossa experiência de autonomia financeira, desde a implantação dela, no ano de 2004, até o presente momento”, afirmou a reitora da UEPB.

Também participaram da reunião o pró-reitor de Gestão Administrativa, professor Ricardo Soares; a pró-reitora de Gestão Administrativa, professora Verônica Pessoa; o pró-reitor adjunto de Gestão Financeira, Cláudio Vieira do Nascimento; o chefe de Gabinete da UEPB, professor Luciano Albino; o subchefe de Gabinete da UERN, Anderson Dantas; a pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças, Raquel Rosado; o pró-adjunto de Planejamento, Orçamento e Finanças, Rafael Ramon; Jônatas Marques, do Controle interno; Ítalo Dantas, diretor Financeiro; Flávio Rocha, chefe da Contabilidade; Simone Gurgel, pró-reitor de Administração; e Josenildo Silva, chefe de Pesquisa Mercadológica.

Texto: Juliana Rosas
Fotos: Codecom