Universidade Estadual da Paraíba destaca importância dos discentes ao longo da história da Instituição

11 de agosto de 2022

O estudante é a razão de existir de qualquer escola ou Instituição de Ensino Superior. Tudo é feito para ele. Ávido pela busca do saber e do conhecimento, o discente mergulha nos livros olhando para o horizonte e sonhando com um futuro melhor. Neste 11 de agosto, dedicado ao Dia do Estudante, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) presta uma homenagem a todos os discentes e as discentes da Instituição que diariamente encorpam e materializam as atividades desenvolvidas na UEPB.

Na Universidade Estadual da Paraíba eles são mais de 20 mil, matriculados nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Somente na Graduação, são mais de 16 mil nos cursos presenciais e mais de mil nos cursos a distância, distribuídos nos oito câmpus da Instituição. Historicamente, eles sempre tiveram atenção especial na UEPB, uma vez que além da transmissão do conhecimento e do saber, a Instituição oferece diversos programas que contribuem para o desenvolvimento da formação profissional durante sua trajetória na Instituição.

Como forma de homenageá-los pelo transcurso do seu dia, o pró-reitor de Graduação, professor Eli Brandão, destacou o papel e a importância do estudante na vida da UEPB. Segundo ele, o(a) estudante, de modo geral, está no processo de formação, o que exige dele durante a sua permanência na Instituição, disciplina, foco e perseverança. O pró-reitor lembrou que o discente ingressa na universidade movido por um sonho que é se tornar um profissional e um cidadão comprometido. “Sua trajetória de vida é sempre marcante na Instituição. Sonhos, conquistas, realizações, desafios, perdas e renúncias, marcam essa passagem”, disse.

Para o professor Eli, este 11 de agosto é um dia de reflexão sobre o papel do estudante e de renovar esse processo de busca pelo aprendizado e o conhecimento. Ele observou que, no caso da universidade, os discentes já chegam na sala de aula com algum conhecimento prévio, uma visão de mundo, e que ao longo do curso vão aprimorando a cada aprendizado. “É preciso entender que ser estudante universitário não pode ser comparado com aquela ideia muito combatida por Paulo Freire que é o da educação bancária. Hoje, o estudante é aquele que vai aprender. E ele já chega na sala de aula com o conhecimento prévio da história de vida dele e também das leituras que ele deve ter feito em face dos textos passados pelos professores”, observou.

Para o professor Eli, estudar é exercitar o diálogo em sala de aula, o senso crítico e entender que mesmo depois de formado ele precisa ser um eterno sujeito que aprende, visto que o conhecimento o tempo inteiro se renova. Sobre os apoios institucionais da UEPB ao estudante, o professor Eli Brandão enfatizou que os discentes da Instituição têm grandes eixos a sua disposiçãop. O primeiro deles, diz respeito aos programas de apoio acadêmico, que favorece ao estudante crescer e se desenvolver academicamente, a exemplo do PIBIC, PIBID, Monitoria, Residencia Pedagógicas, Tutoria Especial, além dos programas de mobilidade acadêmica, nacional e internacional, como também de apoio como o Restaurante Universitário, Bolsa Manutenção, Auxílio Moradia, entre outros. “São programas que tentam estimular os estudantes no seu crescimento pessoal e acadêmico”, observou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Codecom