Universidade Estadual da Paraíba homologa resultado final de concurso para docentes da Instituição

2 de junho de 2023

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) homologou o resultado final do concurso para docentes da Instituição. Este foi um dos maiores concursos da UEPB, que ofertou 50 vagas. O certame tem como objetivo atender a necessidade de preenchimento de vacância em seus diversos Câmpus. A homologação consta em edição do Diário Oficial da Paraíba (DOE-PB) divulgado nesta sexta-feira (02).

O concurso, regulamentado pelo Edital nº 001/2022, já havia sido homologado pelo Conselho Universitário (Consuni), após se esgotar o julgamento de todos os recursos impetrados por alguns candidatos. Com a homologação, a UEPB começou 2023 com mais professores em diversas áreas do conhecimento dentro de sala de aula.

Integrante da Comissão que ficou responsável pelo certame, o professor Ricardo Soares, pró-reitor de Gestão Administrativa, fez uma avaliação positiva do concurso. Ele enfatizou que o concurso chegou ao final com o resultado positivo de atingir o preenchimento das 50 vagas com os melhores candidatos em cada uma das bancas. Neste segundo calendário, conforme destacou o professor Ricardo, foram analisados seis recursos no Consuni, todos devidamente homologados. Resta apenas o relatório final que será apreciado na próxima reunião do Conselho Universitário.

“Já foi publicado o resultado das bancas e a Comissão avalia muito positivamente este concurso. Evidentemente, como em todos os concursos públicos, há quem reclame e vá atrás de judicializar, mas não há nenhuma medida judicial que impeça a homologação do concurso. Todas as explicações que os candidatos solicitaram em relação a procedimento durante o concurso, desde aplicação de provas escritas, prova oral e até da análise de títulos, foram dadas à Ouvidoria, ao jurídico e aos candidatos”, observou.

O professor Ricardo esclareceu ainda que quando houve notificação do Ministério Público, ou mesmo de judicialização do processo, a Comissão em parceria com a Procuradoria Geral, procedeu a análise de cada caso, respondendo dentro do prazo estipulado. “Neste segundo calendário tudo foi mais tranquilo, visto que eram apenas quatro bancas que foram concluídas com seis recursos, sem grandes atropelos. O prazo inclusive, estipulado dentro do calendário foi um pouco maior. Tanto as bancas, quanto os conselheiros e a própria Comissão, tiveram mais tranquilidade para conduzir os procedimentos”, explicou o professor Ricardo.

A reitora Célia Regina Diniz parabenizou a Comissão pelo trabalho que conferiu credibilidade ao certame. Ela também agradeceu a todos os conselheiros do Consuni e ao empenho e o esforço de todos os professores envolvidos na análise dos recursos. “A nossa satisfação aos conselheiros pela seriedade. Todos cumpriram os seus deveres com esclarecimentos tão importantes. Vocês foram fundamentais para dar credibilidade a esse certame”, agradeceu a reitora na reunião do Conselho Universitário que homologou o resultado do concurso.

Ao todo, o certame ofereceu 50 vagas para professores do quadro efetivo da Instituição, portadores dos títulos de mestre e doutores. Destes, 40 docentes já foram chamados e começaram 2023 lecionando na UEPB. Foram 1734 pessoas inscritas no processo, sendo 1.273 inscrições homologadas para 36 áreas de concorrência. As vagas foram oferecidas para as áreas de Enfermagem, Administração, Letras e Artes (Espanhol), Letras e Artes (Inglês), Direito, Educação, Ciência Agrárias e Exatas, Letras e Humanidades, Ciências Contábeis, Letras, Matemática, Ciências da Computação, Física, Odontologia e Engenharia Civil. O Concurso tem validade de um ano, a contar da data de publicação de sua homologação no Diário Oficial, podendo ser prorrogado por igual período, e a nomeação se dará em conformidade com a ordem de classificação.

Texto: Severino Lopes