Universidade Estadual da Paraíba oferece programa de acompanhamento nutricional on-line para estudantes

30 de setembro de 2021

A pandemia do novo Coronavírus não afetou apenas a vida social das pessoas. Hábitos alimentares também foram drasticamente alterados devido às múltiplas situações e emoções que as pessoas sofreram ao longo do período de isolamento social. Pensando no impacto que essa doença vem causando na vida dos estudantes, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desenvolveu um programa de acompanhamento nutricional on-line. A ideia é fornecer ao estudante um acompanhamento alimentar para que ele mude hábitos que deseje ou para que inicie uma reeducação.

A fisioterapeuta e mestranda em Ciências e Tecnologias em Saúde, na UEPB, Ana Cheile Melo, relata que durante a pandemia sofreu com alguns impactos na sua forma de se alimentar, sobretudo por ter mudado a rotina de alimentação após ficar em isolamento junto a família. A mudança nos hábitos alimentares associada a um quadro clínico de ansiedade, devido a problemas já instaurados que se agravaram com a pandemia, provocaram um aumento de peso que repercutiu na sua autoestima.

“Após uma olhada pelo Instagram da Pró-Reitoria Estudantil, eu fiquei sabendo do projeto de acompanhamento nutricional, fiz prontamente a inscrição e recebei um e-mail de resposta dando início assim a uma reeducação alimentar. Com dois meses de acompanhamento e seguindo todas as orientações cheguei a perder cerca de dez quilos. Para mim foi magnifico, a nutricionista está sendo bem prestativa, sempre disponível para dar todo o suporte necessário. Essa perda de peso tem melhorado minha saúde física e mental, melhorou minha autoestima e ansiedade”, avalia Ana Cheile.

A nutricionista funcional da UEPB e responsável pelos atendimentos do programa, Caroline Almeida, ressalta a importância de uma boa alimentação considerando que esta prática pode mudar vidas. Neste sentido, o programa busca orientar os participantes quanto às boas práticas alimentares. “O primeiro ponto é definir e alinhar uma rotina do trabalho/casa, nunca pular as refeições, elaborar uma lista de alimentos que você mais gosta dando preferência a verduras, frutas e alimentos integrais para que estes sempre estejam disponíveis em casa. Para quem está em trabalho remoto é importante realizar o pré-preparo de alimentos para se organizar e não pular refeições e, por último, evitar dietas restritivas”, explica Caroline Almeida.

Caroline destaca que até o momento já foram realizados 1.693 atendimentos a estudantes da UEPB e seguem sendo feitos novos cadastros para acompanhamento nutricional e também atendimento psicológico, que é fornecido em consonância com o acompanhamento nutricional, caso o aluno deseje. Por conta da pandemia, os atendimentos ocorrem de forma on-line.

Os estudantes devidamente matriculados e interessados em participar devem enviar um e-mail para o endereço atendimentonutricionaluepb@gmail.com e solicitar agendamento. Para os serviços disponibilizados é realizado um pré-cadastro, no qual os estudantes enviam nome e matrícula por e-mail. Após esse fornecimento de dados o estudante recebe um questionário que será analisado até a data marcada do primeiro encontro realizado através do aplicativo Google Meet.

Texto: Maria Shyrlaine Luz (Estagiária)
Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal