Universidade Estadual da Paraíba publica Plano de Contingência no contexto da pandemia de Covid-19

13 de maio de 2020

Por meio da Portaria UEPB/GR/0185/2020, a Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) publicou e está divulgando o Plano de Contingência da Instituição – Versão 01 no contexto da pandemia de Covid-19. Em sua primeira versão, o Plano destaca todas as atividades acadêmicas e administrativas realizadas nesse período em que o mundo enfrenta os problemas em saúde pública, causados pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2).

Também constam no documento as ações para enfrentamento da crise sanitária com protagonismo do corpo social da UEPB, nas quais, prezando pela união de forças com o objetivo de enfrentamento da atual situação de maneira menos gravosa possível e diante da importante função social exercida pela Universidade, diversos profissionais da Instituição têm exercido importante papel no âmbito social.

O plano elenca, ainda, as medidas coletivas de prevenção e proteção adotadas nos ambientes institucionais; traz os procedimentos de comunicação de grupo de risco para servidores e reeducandos da UEPB; e informa sobre o funcionamento das atividades essenciais da Instituição e lista de contatos.

Desde o dia 16 de março de 2020, a UEPB vem expedindo uma série de portarias com o objetivo de orientar e regular as atividades administrativas e acadêmicas, de acordo com os quadros epidemiológicos apresentados, decretos e orientações dos órgãos oficiais. Com efeito, as ações propostas no plano estão em consonância com as referidas portarias e orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, bem como do Comitê de Gestão de Crise COVID-19 da Secretaria de Estado da Saúde do Governo da Paraíba.

O Plano de Contingência da UEPB tem o objetivo de adotar medidas administrativas e acadêmicas, adequadas aos desafios do cenário de crise sanitária, e orientar sua comunidade à conservação e manutenção de um ambiente institucional seguro e saudável no contexto da Covid-19. Ele será atualizado sempre que se fizer necessário até a divulgação de sua última versão, quando disponibilizará as orientações para o relaxamento do distanciamento social e consequente retorno programado às atividades acadêmicas e administrativas.

Todos os câmpus e unidades acadêmicas da Universidade seguirão as orientações contidas no Plano de Contingência. No entanto, considerando especificidades não previstas, as ações adotadas em todos os câmpus poderão exigir medidas diferenciadas de controle. Assim, levando em consideração tal singularidade, todas as ações também devem se alinhar às orientações de instituições e autoridades de saúde do respectivo município, desde que acompanhem o presente plano e não descumpram as instruções sanitárias oficiais. Nessa perspectiva, as ações serão acompanhadas pelos diretores de Centro, em parceria com a supervisão do Grupo de Trabalho (GT) / Comissão Interdisciplinar de Atenção Integral a Saúde e Segurança do Trabalho (CIAST).

Confira o Plano de Contingência da UEPB no contexto da pandemia de Covid-19, na íntegra, clicando AQUI.

Texto: Tatiana Brandão