Agosto de uma Paraíba de todos

Agosto de uma Paraíba de todos

Foto: Marco Pimentel Instagram/marco_pimentel

No dia 05 de agosto é comemorado a Fundação do Estado da Paraíba. Em homenagem, o Conexões UEPB preparou um especial com peculiaridades sobre nosso Estado.

Foto: Wikimédia Commons; Secom/PB

A origem desta data remonta à ocupação definitiva do território, em 1585, quando a Coroa Portuguesa desmembrou a Capitania de Itamaracá e criou a Capitania Real da Paraíba.

O Brasão do “Estado da Paraíba”, foi oficializado na gestão do governador Castro Pinto, em 1912. Destaca-se no listel heráldico, a inscrição “5 de agosto de 1585” evidenciando a data de fundação da Paraíba.

Foto: Alexandre Henrique Instagram/alexandrexxhb

A denominação da capitania foi inspirada no Rio Parayba, que já era intitulado assim pelos indígenas Potiguaras. De terminologia tupi, seu significado é descrito como “rio de águas más”.

No entanto, para o escritor José de Alencar, no romance Iracema, a definição é bem mais poética, sendo “rio que se abre como um mar". Possui 380 km de extensão partindo de Monteiro até Cabedelo.

Foto: Wikimédia Commons

E o que mais torna a Paraíba tão única e motivo de orgulho para seu povo?

Foto: Marco Pimentel Instagram/marco_pimentel

A Paraíba é terra de grandes escritores. Augusto dos Anjos, Ariano Suassuna, José Lins do Rego, Lourdes Ramalho, dentre tantos outros projetaram a magia do nordeste na literatura brasileira.

Na música, artistas paraibanos são presença marcante no cenário nacional e no DNA da MPB. Zé Ramalho, Elba Ramalho, Jackson do Pandeiro, Herbert Vianna, Sivuca, Chico César… a lista é grande.

Foto: Wikimédia Commons

A Paraíba tem as já conhecidas belezas naturais do litoral, como o Parque Marinho de Areia Vermelha, e os recifes de corais de Picãozinho, ambos em João Pessoa.

Foto: Antonio Marcos Instagram/antoniomarcos.photographer

Mais rico ainda são as belezas naturais da caatinga, como o Lajedo de Pai Mateus, em Cabaceiras, e o Pico do Jabre, em Matureia, ambos pertencentes ao bioma semiárido exclusivo do Brasil.

Foto: Wikimédia Commons

Tem ancestralidade histórica, como o monumento natural Vale dos Dinossauros, localizado nos municípios do Alto Sertão Paraibano, sendo considerado um dos mais importantes sítios paleontológicos da América Latina.

Foto: Wikimédia Commons

Sem esquecer do misterioso sítio arqueológico da Pedra do Ingá, em Ingá, que guarda enigmas até hoje não desvendados. Arqueoastronomia e cultura fenícia são algumas das hipóteses científicas defendidas.

A Paraíba tem polo de tecnologia e inovação, em Campina Grande, unindo profissionais, empresas e universidades, como o “Parque Tecnológico da Paraíba” e o “Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde” da UEPB.

Foto: Codecom/PMCG

E tradição é o que não falta, com o já aclamado Maior São João do Mundo de Campina Grande.

Finalmente, a Paraíba tem a UEPB. A Universidade que é da Paraíba; A universidade dedicada ao povo paraibano.

Texto e produção José Arnaud Lemos

Tem uma história para contar?

Envie para o email designtec@setor.uepb.edu.br