Editora da Universidade Estadual já soma 24 livros digitais disponíveis aos leitores gratuitamente

23 de fevereiro de 2016

bmeM9lrJmUQ
Muitos entusiastas da tecnologia e amantes da literatura concordam: os e-books, ou os chamados livros digitais, já têm espaço garantido em smartphones, tablets e até na pastinha de um desktop dos aficionados pela leitura. É comum, hoje em dia, passear em um shopping e ver alguém lendo algo em seu tablet ou iPhone. Com um conteúdo variado, a Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) disponibiliza 24 livros digitais que podem se acessados gratuitamente na página principal da Instituição .
A ideia é tornar acessíveis as publicações da Editora, o que repercute em uma maior aproximação entre o livro universitário e a população, abrangendo tanto aqueles que integram a UEPB quanto os que não estão na academia, mas que tem interesse no que ela está produzindo e podem transformar a vida de sua comunidade por meio da leitura. Assim, a Editora, ao permitir o livre acesso de suas obras, acompanha os movimentos nacionais e internacionais que buscam socializar todo conhecimento produzido no interior das universidades, particularmente daquelas financiadas com recursos públicos, visando, com isso, contribuir para uma mudança cultural da sociedade.
Entre os livros disponibilizados pela EDUEPB figuram “Michel Foucault – crítico, esteta, cínico mitigado”, de autoria de Jorge Alberto Rocha. A obra integra a Coleção Substractum, responsável por publicar trabalhos inovadores – como ensaios e pesquisas empíricas e teóricas – sobre temas importantes para a construção de uma sociedade cidadã. De acordo com o autor, o livro busca identificar a partir da obra de Michel Focault a “assinatura do filósofo” – termo criado por Giles Deleuze e Felix Guattari para designar o fato de que todos os filósofos ocidentais terminaram construindo personagens conceituais em seus pensamentos. Na obra, Jorge Alberto Rocha sugere que Focault, diferentemente dos demais, não se enquadra na construção de um personagem único, mas em imagens híbridas e triádicas.
Outro livro digital ofertado pela EDUEPB é “Literatura de Multidão e Intermidialidade: ensaios sobre ler e escrever o presente”, o primeiro da série Literatura & Interculturalidade, de autoria de Luciano Barbosa Justino, professor de Letras e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da UEPB. Trata-se de um livro de crítica, um exercício de experimentação que propõe um olhar transversal sobre autores e obras da literatura (a exemplo das de Lima Barreto, Julio Cortázar, Fernando Pessoa, Augusto de Campos, Sthéphane Mallarmé, Allan Poe e João Cabral de Melo Neto) com a finalidade de compreendê-las por aquilo que nelas remete para as formas de vida, para os espaços de produção simbólica e de sua logística de circulação e consumo.
Já o e-book “Campina Grande hoje e amanhã”, organizado pelos professores Rangel Junior e Cidoval Morais faz parte de um projeto editorial que objetiva, em linhas gerais, contribuir para a construção de um Fórum Permanente de Discussões sobre questões críticas para o desenvolvimento dos municípios paraibanos. A obra é o primeiro volume de uma série e teve como fonte de motivação as comemorações pela passagem dos 150 anos de emancipação política do município. Mais do que uma homenagem à Rainha da Borborema, a coletânea, heterogênea em sua composição autoral, teórica e ideológica, busca enfrentar mitos (como o da vocação para ser grande) e apresentar um conjunto de reflexões, preocupações e contribuições sobre temas que vão da infraestrutura, passam pelo trabalho, discutem o abastecimento e a mobilidade urbana e não deixam de fora a questão da arte e da cultura.
Ficção
Para quem busca uma leitura mais centrada no âmbito da literatura de ficção, a dica é conferir o livro digital “Ciço de Luzia”, do escritor Efigênio Moura. Publicada com o Selo Latus da EDUEPB – responsável pela publicação de produções artísticas e culturais, a exemplo de crônicas e poesias, além de uma gama de produtos de cunho não científico – a obra conta a história do romance de Ciço Romão, trabalhador da Fazenda Macaxeira, e Luzia, filha do patrão. A ficção se dá nos anos 70 e se ambienta no Cariri paraibano, especificamente em Monteiro, Zabelê e Camalaú. O livro tem 286 páginas e todo seu diálogo no “matutês” é acompanhado de um glossário em cada capítulo.
Confira todos os livros ofertados pela Editora da Universidade Estadual da Paraíba aqui.