Equipamentos culturais

O Museu Assis Chateaubriand (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba foi inaugurado no dia 5 junho de 2012. Assinado por Acácio Gil Borsoi, com paisagismo de Janete Costa, o MAC foi construído em uma área total de 1.500 m² e sedia oficinas, seminários, palestras, cursos, salão de artes, exposições e saraus, entre outros eventos artísticos, com vistas a fortalecer o turismo cultural e o desenvolvimento do potencial artístico das comunidades campinense e paraibana.

O MAC conta com salas de exposição permanente e temporária; auditório com capacidade para 115 pessoas, entre outros equipamentos. O prédio é composto por dois salões destinados às exposições permanentes, um salão para exposições temporárias, mezanino, sala de reuniões e biblioteca, tudo em ambiente climatizado, além de dispor de um amplo estacionamento.

No dia 09 de novembro de 2018, devido a um contexto de dificuldades financeiras constantemente enfrentadas pela UEPB, o prédio do MAC foi cedido, por 25 anos, à Fundação Pedro Américo e Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura. O convênio resultou de uma longa negociação e teve como escopo a garantia, sem custos para a Universidade, do funcionamento do espaço museal, para que a população paraibana prosseguisse desfrutando do Museu.

Endereço: Rua João Lélis, N° 581, Catolé. CEP: 58410-140. Campina Grande – Paraíba

Contato: (83) 3337-3637 – direcaomac@uepb.edu.br

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) é um lugar de exposição e de captação de acervo documental da Música, do Artesanato, da Cantoria, da Literatura de Cordel, e da Xilogravura. Dispondo como premissas criar, valorizar e salvaguardar a cultura popular da Paraíba, o Museu teve suas obras concluídas em dezembro de 2012, por meio de sua gestora, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Porém, as atividades do MAPP começaram apenas dois anos depois, devido a outros aspectos necessitarem ser elaborados posteriormente, para que a instituição começasse suas atividades culturais de modo efetivo.

A dinâmica, as atividades, a característica de constante criatividade e vigor deste universo cultural são o instrumento de sucesso da formação de seu acervo. Através dele, o alcance cultural do Museu é amplo, envolvendo notadamente as instituições de ensino e grande número de pesquisadores em uma troca contínua de conhecimento.

Outro objetivo do MAPP é que em seu espaço o artista não apenas transmita cultura, mas possa também desfrutar das instalações do Museu como potencial de inspiração e de apresentação pública.

Endereço: Às margens do Açude Velho, em Campina Grande – PB

Contato: (83) 3310-9738.

Horário de funcionamento: De terça a sexta-feira, das 9h às 19h; aos sábados e domingos, das 14 às 18h.

Direção: Professor José Pereira da Silva.

O Centro Artístico-Cultural da UEPB da Universidade Estadual da Paraíba oferece oficinas gratuitas nas áreas de Teatro, Música, Desenho, Dança e Artes Plásticas. Os cursos são básicos, destinados a quem objetiva adquirir novos conhecimentos. O corpo docente é composto por renomados artistas locais.

Bastante conhecido pela comunidade por estimular as manifestações artísticas e o fazer criativo em suas mais variadas vertentes, o Centro Artístico-Cultural também agrega diversos eventos de caráter cultural. As ações desenvolvidas no Centro Artístico-Cultural buscam democratizar as práticas artísticas e proporcionar uma oportunidade para aqueles que desejam conhecê-las.

Endereço: Av. Getúlio Vargas, nº 44, Centro, Campina Grande-PB.

Direção: Patrícia Maria Silva Lucena

Contato: (83) 3310-9719

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Fundado há 30 anos, o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra, que pertence à Universidade Estadual da Paraíba, utiliza a dança para expressar as peculiaridades do Brasil, em especial da região Nordeste do País, contemplando seus costumes e manifestações culturais. Atualmente, o Grupo é formado por 36 componentes, entre dançarinos, músicos, coreógrafos e diretores. Para guardar e acompanhar essa dinâmica história, existe o Memorial do Grupo, um espaço destinado à preservação de seus adornos, imagens e demais elementos que o compõe, com vistas ao ensejo de toda sorte de pesquisas, notadamente no âmbito da dança e da música popular.

Por ora, o Memorial expõe cerca de 120 peças de aproximadamente 332 contabilizadas até agora. No Memorial podem ser encontrados adereços e indumentárias usados pelos integrantes do Acauã, inúmeros prêmios com os quais o Grupo foi contemplado nos países e regiões que visitou, certificados, placas, máscaras e outros elementos usados nos espetáculos, a exemplo do Bumba Meu Boi. O levantamento das peças segue sendo feito por Walter Tavares, produtor da Secretaria Municipal de Cultura de Campina Grande e curador dessa primeira exposição. Em breve, também será disponibilizada ao público no local uma Biblioteca de Folclore, utilizando os volumes que servem como consulta para a composição dos espetáculos.

Laureado por diversas vezes, inclusive com a Medalha Augusto dos Anjos, em 2003, o Acauã já se apresentou em Portugal, Espanha, França, Bélgica e Itália, além de ter palmilhado todo o Brasil espalhando seu talento.

Endereço: Largo do Açude Novo, s/n – Centro de Campina Grande. Prédio atualmente à disposição da Secult.

Direção: Agnaldo Barbosa

Contato: (83) 3310-9733

Horário de funcionamento: Das 8h às 14h.