Alunos do Grupo de Ballet da Universidade Estadual alcançam destaque em cursos e companhias

11 de março de 2016

81abd66e-a291-4111-ad12-3bffbe72dff3Um excelente desempenho físico, determinação e estudo. Aliando esses elementos, três integrantes do Grupo de Ballet da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Iego José, Maxwell Araújo e Marina Barcelos recentemente alcançaram destaque na dança e em áreas afins, o que veio a ser um motivo a mais de orgulho para os que compõem a atividade no Centro Artístico-Cultural (CAC) da Instituição.
Iego José iniciou os estudos no Ballet Clássico em 2012, com o professor Jefferson Freitas, no Curso de Ballet da UEPB. No ano seguinte estava estagiando no Grupo de Ballet da UEPB, tendo aulas diariamente com o diretor artístico do Grupo, Fredson de Sousa. Em 2014, Iego tornou-se integrante oficial do Grupo. No final do ano passado, sua formação técnica lhe deu base para ser convidado para a Cia Brasileira de Ballet, localizada na cidade de Ourinhos (SP) e capitaneada pelo formador de talentos Jorge Teixeira. Já na capital paulista, Iego José foi convidado pela diretora do Ballet Stagium, Marika Gidali, para uma audição, na qual ficou entre os 10 primeiros bailarinos. De volta à Paraíba, Iego fez uma seleção para o Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e foi selecionado.
Maxwell Araújo teve uma trajetória semelhante. Começou no Ballet em 2011, assistindo as preleções de Jefferson de Souza. Em 2012 já estava estagiando no Grupo de Ballet da UEPB e, em 2013, passou a fazer parte dele. Participou de uma audição na Cia de Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde adquiriu no ano de 2014 uma grande experiência artística. No ano seguinte fez um curso com Jorge Teixeira, inserido na programação do Festival de Inverno de Campina Grande, recebendo um convite para integrar a Cia Brasileira de Ballet.
Marina Barcelos ingressou no Ballet aos 6 anos, incentivada pela mãe, a atriz e diretora Regina Albuquerque. Em 2011, aos 14 anos, passou a integrar o Curso de Ballet da UEPB, sendo que em 2012 já partd8d5d251-0d5b-4eb4-b5be-07706b634cdaicipava do Grupo, onde obteve uma formação técnica e uma visão de mundo integrada com as artes e os estudos formais, rendendo-lhe o ingresso na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no final de 2015, através do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Para Fredson de Sousa, o êxito obtido por eles significa reconhecimento e a reafirmação da credibilidade e da qualidade alcançada pelo Grupo e o Curso de Ballet da UEPB, ressaltado pelo excelente nível técnico e artístico de Marina, Maxwell e Iego. “É preciso destacar que eles concorreram com bailarinos oriundos de grandes companhias, boa parte privadas, são grupos renomados e tradicionais. Para nós, advindos de uma instituição pública, que tem a atribuição social de levar o Ballet a todos que desejam conhecê-lo, isso significa que comprometimento e dedicação fazem sempre a diferença. É especialmente gratificante”, explicou.
Uma formação mais completa
A partir deste ano, aqueles que fazem parte do Grupo terão uma formação mais completa, posto que serão incluídas na grade curricular as disciplinas de Teatro e de Música, com os professores Chico Oliveira e Erivelton da Cunha, respectivamente. “Dessa maneira, proporcionaremos aos integrantes uma formação ainda mais completa. Consideramos importante aprofundar o conhecimento e passar um bom conteúdo aos bailarinos, ancorados na interdisciplinaridade”, enfatizou Fredson.
Atualmente, o Grupo de Ballet da UEPB conta com 11 bailarinos e nove estagiários, que se dedicam a ele de segunda a sexta-feira, das 18 às 20h. No ano passado, o Grupo esteve em diversos eventos ocorridos na Paraíba e também participou de iniciativas em outros estados. Privilegiando sempre os trabalhos autorais, o Grupo já ofereceu à plateia espetáculos primorosos, a exemplo de “Enlace”, “Maria, Maria” e “Ballet da UEPB Dança o Nordeste”.
Outras informações sobre o Grupo e o Curso de Ballet da UEPB podem ser adquiridas no Centro Artístico-Cultural da Instituição, localizado na Avenida Getúlio Vargas, S/N (por trás dos Correios – prédio da antiga faculdade de Administração da Universidade), no Centro de Campina Grande, das 8 às 20h, ou por meio dos telefones (83) 3310-9734 e 3310-9719.
Fotos: Asley Ravel e Anthonny Bezerra