Memorial do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra já está recebendo visitas de escolas

23 de março de 2016

IMG_6519
A partir deste mês, o Memorial do Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), aberto a toda a comunidade desde novembro do ano passado, também está recendo a visita de escolas. A visitação é gratuita e o Memorial funciona no prédio que está à disposição da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), ao lado do Terminal de Integração, em Campina Grande, das 8 às 14h.
De acordo com o coordenador do Grupo, Agnaldo Barbosa, o horário de funcionamento do Memorial ainda será ampliado para se adequar melhor ao fluxo de visitas das instituições. Ele acrescentou que em breve o espaço também ganhará uma Biblioteca de Folclore, utilizando os volumes que o Acauã emprega como base de consulta para compor seus espetáculos.
Atualmente, o Memorial exibe 120 peças, sendo que foram contabilizadas por Walter Tavares, produtor da Secult e curador dessa primeira exposição, mais de 332. A estimativa é que o todo o acervo disponha de mais de 400 peças. No local podem ser encontrados adereços e indumentárias usados pelos integrantes do Acauã, inúmeros prêmios com os quais o Grupo foi contemplado nos países e regiões que visitou, certificados, placas, máscaras e outros elementos usados nos espetáculos, a exemplo do Bumba Meu Boi.
Além disso, o Memorial também abriga 14 pinturas contando um pouco da história do Grupo, feitas pelas artistas Aída Martins, Ana Wanderley, Carmem Sheila, Dulce Ventura, Germana Rodrigues, Hilma Loureiro, Lindalva Dias, Magda Uchôa e Socorro Moraes. O trabalho é resultado de um curso ministrado pela artista plástica Lili Brasileiro, professora do Centro Artístico-Cultural da UEPB.
Fundado há 29 anos, o Acauã da Serra utiliza a dança para expressar as peculiaridades doBrasil, em especial da região Nordeste, contemplando seus costumes e manifestações culturais. Conhecido na UEPB, por sua participação ativa nos diversos eventos promovidos pela Universidade, o Grupo já palmilhou todo o País e grande parte da Europa. Outras informações sobre o Memorial podem ser adquiridas por meio do telefone (83) 3310-9733.