2º Festival Universitário de Artes segue na quinta-feira (07) com “Som na Rural” no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP)
O 2º Festival Universitário de Artes (Fuá) dá sequência a sua programação nesta quinta-feira (07). Uma promoção do Diretório Central dos Estudantes (DCE), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a iniciativa arrebanhou um grande público em seu primeiro dia e segue com oficinas, palestras, curtas metragens e apresentações de teatro e de música. Um dos destaques do evento para a data será o “Som na Rural”, sediado no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), a partir das 17h, em Campina Grande.
O “Som na Rural” tem entrada gratuita, é coordenado pelo agitador cultural Roger de Renor (PE) e terá a participação do Grupo de Percussão Maracagrande e do Tirinete de Coco. O projeto pernambucano nasceu há sete anos, em formato de programa de televisão, exibido na TV Brasil. Em 2013 se tornou independente, reunindo centenas de pessoas pelas praças do Recife, provocando uma reflexão sobre as intervenções urbanísticas por parte do poder público. A ideia é reunir o público e os convidados promovendo uma grande festa artístico-musical, que gira em torno de um automóvel, uma Rural Willys ano 1969.
No período da manhã e da tarde, o Fuá efetuará diversas oficinas. As atividades envolvem Percussão, no Projeto Labacé (com Escurinho); Literatura de Cordel (com Edcarlos Medeiros); Porque a música é transgênica (com Totonho); Rádio (com o radialista Luiz Henrique); O Baixo Elétrico e o Ritmo (com Thiago Sombra); Como ler poesias (minicurso com o professor Flaviano Neto); Técnicas de Desenho, Charge e Cartoon (com Fred Ozanan); Introdução ao Ableton Live e suas aplicações na criação de beats, trilhas sonoras e perfomance da música eletrônica ao vivo (com Esmeraldo Pergentino); Grafite (com Erva Doce); Poética e Sarau (com Adaécio Lopes); Clowns (com Allan Barros). De acordo com um ajuste havido na programação, as oficinas serão sediadas no Centro de integração Acadêmica, nas salas 127, 128, 129, 130, 131, 133, 134, 135, 136, 137, 139 e 142.
Os debates do dia ocorrerão pela manhã, às 10h, no Pavilhão das Artes, sob a temática “História da Música Pop Brasileira e Forró de Vinil”, da qual participarão Fernando Moura, Ivan Dias e Assis Ângelo, e também à tarde, às 15h, com Roger de Renor e Arthur Pessoa, discorrendo, respectivamente, sobre os temas
“Do Manguebeat ao Som da Rural” e “Music From PB”.
Mais Cinema, Teatro e Música
Por todo o dia, a programação trará ainda muito de Cinema, Teatro e Música. A Mostra Comunicurtas, com exibição de filmes na Sala de Cinema, situada ao lado do DCE, será iniciada às 9h, com a coordenação de Hipólito Lucena. Às 14h30, será a vez dos curtas paraibanos, tendo à frente Ed Júnior, com uma mostra sobre o tema.
Para a quinta-feira também estão previstas as peças teatrais “Anarquia Mística”, do Grupo de Teatro Experleus, advinda de Monteiro (PB), e “P.S”, da Trapiá Cia Teatral, oriunda de Caicó (RN). Ambas se darão no Pavilhão das Artes, às 17h30 e às 19h, respectivamente.
No palco principal, a festa começa às 19h30, com La Gambiaja e segue com Dona Treta, Chico Correa e Eletronic Band e, em seguida, com Escurinho.