Curso de Teatro Infantil da UEPB apresentará peça com texto direcionado a prevenção da Dengue
Na próxima segunda-feira (30), os estudantes do curso de Teatro Infantil, ministrado pelo professor Sérgio Simplício, no Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), apresentarão o espetáculo “Unidos Venceremos: a UEPB no Combate à Dengue”. A peça, uma realização da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual, terá como sede o Teatro do Sesc Centro, em Campina Grande, às 19h, e a entrada será um quilo de alimento não perecível.
Montado com muito humor, o espetáculo busca conscientizar as crianças quanto ao perigo que representa a dengue e os cuidados que se deve ter para evitar a proliferação do mosquito. A direção e o texto são de Sérgio, a partir de colagens de pesquisas realizadas por ele para desenvolver o tema, altamente urgente devido ao crescente número de pessoas infectadas com a referida doença viral.
Conforme Sérgio, participam da iniciativa cerca de 25 alunos entre 8 e 16 anos e a ideia é que a peça percorra escolas municipais e estaduais do município. A cenografia e o figurino são de Renato Barros e Napoleão Gutemberg, respectivamente; a iluminação da peça é de Gláucio Bezerra; e a trilha sonora, de Sérgio Simplício e Maria Júlia.
A oficina de Teatro Infantil, que a exemplo dos demais cursos ofertados pelo Centro Artístico, é gratuita, começou no ano passado e já recebe uma grande demanda da comunidade. Em 2015, os estudantes da atividade apresentaram a peça “A Cigarra e a Formiga” nas escolas de Campina Grande e também em atividades de extensão da UEPB.
Teatro e Educação
De acordo com o professor, o Teatro Infantil é uma ferramenta excepcional para a Educação. Ele destacou que principalmente o aprimoramento das relações interpessoais facilitadas pelas Artes Cênicas, resulta para os infantes, no futuro, em uma vida mais rica, segura e produtiva. “Muitas vezes é de um modo lúdico e leve que se assimilam melhor elementos importantes do aprendizado”, endossou.
Um dos integrantes do curso, o estudante Leiryston Ivyson Farias Almeida, de 13 anos, que mora no bairro de Bodocongó e faz o papel de mosquito da Dengue, explicou que já é a terceira peça que ele apresenta com o grupo. Anteriormente, ele participou de “A Cigarra e a Formiga” e “A Ilha dos Sentimentos”. Para ele, o melhor do curso são as apresentações. “O aplauso é uma resposta, né? Significa que as pessoas gostam do que você faz”, disse.
Já a aluna Sarah Lorrayne Ribeiro Tavares, 10, moradora do bairro do Catolé, afirmou que o mais a diverte em todo o curso são as acrobacias que fazem parte dos conteúdos assimilados. Ela também gosta muito de representar e aprender com os personagens. “Estou no curso há um ano e meio e fui matriculada pela minha avó. Já fiz muitos amigos aqui. No futuro quero ser atriz, mas também quero ser veterinária. São duas profissões muito bonitas”, explicou.
Serviço
O quê: Apresentação da peça “Unidos Venceremos: a UEPB no Combate à Dengue”
Quando: 30 de maio de 2016
Hora: 19h
Onde: Sesc Centro, localizado à Rua Giló Guedes, 650 – Centro, Campina Grande.
Entrada: Um quilo de alimento não perecível
Informações: (83) 3310-9719