Museu de Arte Popular da Paraíba presta homenagem às Ceguinhas de Campina Grande

27 de julho de 2016

CeguinhasdeCG
As Ceguinhas de Campina Grande, Maroca, Poroca e Indaiá serão homenageadas pelo Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o Museu dos Três Pandeiros, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O evento será realizado no dia 26 de agosto, às 19h, como parte do projeto cultural Sextas Musicais.
Na ocasião, o público terá oportunidade de ouvir as músicas do romanceiro popular que fazem parte do repertório das Ceguinhas, além de conhecerem mais de suas histórias de vida. A proposta do projeto Sextas Musicais é de reverenciar nomes importantes da música popular.
As irmãs, que durante muitos anos pediam esmola na esquina da antiga Livraria Pedrosa, no Centro de Campina Grande, foram tema do documentário “A Pessoa é para o que nasce” (2004), do diretor Roberto Berliner. Após o lançamento do filme, foram produzidos dois CDS com as músicas interpretadas pelas irmãs, um dos quais foi composto de releituras feitas por grandes nomes da MPB como Hermeto Paschoal, Lirinha, Elba Ramalho, Otto, Tereza Cristina e Zé Renato, entre outros.
Criado e promovido pelo MAPP, o projeto cultural Sextas Musicais, que já homenageou Duduta e seu regional, Marinês e Zé do Pife, está em sua quarta edição.
Texto: Astier Basílio
Foto: Talitta Uchôa