Projeto social que ensina música com o apoio da UEPB se apresentará na Fazenda do Sol e no bairro Santa Rosa

12 de agosto de 2016

unnamed (2)
Nesta sexta-feira (12) e no próximo domingo (14), a Filarmônica de Jovens da Borborema, projeto social apoiado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), fará duas apresentações em Campina Grande, sendo uma na Fazenda do Sol e outra na Festa de Santa Rosa de Lima, no bairro de Santa Rosa, respectivamente. Ambos os espetáculos ocorrerão a partir das 19h30.
Conforme o professor que coordena a iniciativa, Jomar Souza, o projeto estará na Festa de Santa Rosa também no dia 23 deste mês, a partir das 20h, encerrando o evento, que é sediado defronte a Igreja de Santa Rosa de Lima, no referido bairro. Tanto na Fazenda do Sol, quanto na Festa, Jomar explicou que o repertório da apresentação será centrado na Música Popular Brasileira (MPB).
O projeto nasceu há quatro anos, na UEPB, e conta atualmente com 12 crianças, em uma faixa etária que percorre dos 09 aos 14 anos, de acordo com o maestro. As aulas e ensaios se dão semanalmente no Salão Paroquial. Lá, os estudantes aprendem Flauta Doce, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone, Baixo (Tuba) e Percussão, definições de música, pautas, claves, compassos e solfejos, leitura de partitura, entre outras noções elementares, segundo ele.
“A iniciativa almeja fornecer o saber necessário a todos que se interessam por Música e desejam aprender a tocar um instrumento”, enfatizou. Os instrumentos foram adquiridos pela UEPB, quando do início do projeto, e disponibilizados aos estudantes. O maestro Jomar também destacou o empenho dos alunos. “Eles são muito disciplinados e têm todas as condições para se tornarem futuros músicos. Descobrir novos talentos é gratificante e nosso objetivo é profissionalizá-los”, disse.
Iniciação à Filarmônica
unnamed
O mais novo curso do Centro Artístico-Cultural da UEPB, a oficina de Iniciação à Filarmônica, já começou e ainda há vagas para os interessados. A atividade, que é gratuita, segue a mesma linha da Filarmônica de Jovens da Borborema. As aulas ocorrem todas as segundas e quartas-feiras, com duas turmas em cada período (manhã e tarde), das 8h às 9h30, das 9h40 às 11h, das 14h às 15h30 e das 15h40 às 17h.
Um dos estudantes matriculados no curso é Nelberty Neroaldo, de 12 anos, morador do bairro Três Irmãs. Com um clarinete reluzente nas mãos, ele contou que considera esse instrumento muito bonito. “Eu gosto de ouvir música e queria aprender como se toca”, justificou.
unnamed (1)
Uma dupla, digamos inusitada, também está assistindo as aulas do maestro Jomar. Trata-se do vigilante e estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Joel Joaquim de Andrade, 37, e de seu filho, Natanael Cavalcante de Andrade, 11, que moram nas Malvinas. Joel tenciona aprender saxofone e Natan já elegeu o clarinete como instrumento preferido. “Assim que soube que havia vaga no curso procurei colocá-lo, porque já havia percebido a aptidão nele. Depois notei que também poderia me matricular e aprender saxofone, então foi muito bom para nós dois”, enfatizou.
As matrículas podem ser feitas durante o horário das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, na secretaria do Centro Artístico, localizado na Avenida Getúlio Vargas, S/N, por trás dos Correios (prédio da antiga faculdade de Administração da UEPB), no Centro de Campina Grande. Os interessados necessitam apenas apresentar uma cópia do documento de identidade. Outras informações podem ser adquiridas por meio dos telefones (83) 3310-9734 e 3310-9719.