Livro de poemas de autoria de Arlindo Almeida será lançado no Museu de Arte Popular da Paraíba

15 de agosto de 2016

 
O livro de poemas “Sobre Amor e Outras Coisas”, escrito por Arlindo Almeida, será lançado na próxima quinta (18), a partir das 17h, no Museu de Arte Popular da Paraíba, o Museu dos Três Pandeiros, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Os textos, muitas vezes com um tom de prosa, quase crônica, no qual temas como a saudade, os sentimentos amorosos e até a forma da mulher se sentar, trazem um caráter reflexivo de quem procura, por meio da literatura, investigar os mistérios da vida. Em texto de abertura à obra, “A título de introdução”, o autor comenta: “Serão confissões tardias de um amo que não houve ou a presença viva desse amor que há?” – em seguida, para situar a questão no plano da ambiguidade, cita-se Neruda, que escreveu: “já não a quero, é certo, porém, talvez a queira”.
O prefácio do livro é de autoria do escritor e jornalista Ricardo Soares. “ (…) Têm-se, nas páginas a seguir, maneiras de o amor se manifestar, bem assim emoções e situações que o determinam ou alimentam. Dir-se-ia que ele coligiu, nas peças aqui reunidas, expressões de cabal engenho, verdadeiros regalos para o espírito (…)”.
Um dos poemas presentes no livro é “Trivial simples”: “Quero viver contigo não uma paixão desenfreada/ Arrebatadora, efêmera, própria dos folhetins;/Ou de filmes de Hollywood, não somos artistas// Não quero o incêndio de destrói florestas/ Nem a bomba de Hiroshima/ Sou mais simples// Quero curtir o nosso amor em fogo brando/ Conservando a temperatura sempre no ponto/ Mantendo o que interessa, a essência das coisas.// Quero-te junto a mim para coisas pequeninas/ Teu arrastar de pés, um cafuné/ Seu riso melodioso, música divina”.
Arlindo Almeida é economista. Recebeu, em 2013, o título de “Melhor Economista do Ano”, conferido pelo Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB).
Texto: Astier Basílio