Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra da UEPB faz balanço positivo de turnê pela Europa
De volta à Campina Grande desde o último sábado (20), o Grupo de Tradições Populares Acauã da Serra fez um balanço positivo da sua turnê recém-realizada. O Grupo viajou no começo do mês, mais especificamente no dia 3 de agosto, com 19 integrantes, e participou do “27º Festival Internazionale Del Folklore Di Carpinone” e do “Sannio Mondial Folk Festival – Fragneto Monforte”, sediados no Sul da Itália.
Nos eventos, o Acauã exibiu o espetáculo “Raízes do Brasil”. A viagem atendeu a uma solicitação dos organizadores dos referidos festivais e configurou-se também como um ensejo para que fossem celebrados os 30 anos do Grupo, bem como o Jubileu de Ouro da UEPB, efemérides que transcorreram esse ano.
Para o diretor do Acauã, o professor Agnaldo Barbosa, a viagem foi bastante exitosa. “Todos estavam integrados, afinados mesmo, e fomos muito bem recebidos. A plateia recebeu de forma muito calorosa nossos espetáculos”, enfatizou. O professor acrescentou que ocorreu uma verdadeira confraternização do Folclore mundial, notadamente em Carpinone, onde também estiveram grupos da Polônia, Rússia, Nova Zelândia e República Tcheca, entre outros.
A fotógrafa Paizinha Lemos, que viajou pela primeira vez com o Grupo no intuito de registrar o trabalho desenvolvido, assinalou a experiência como excelente. “Profissionalmente enriquecedora, uma oportunidade ímpar. Também foi muito interessante acompanhar o dia a dia do Acauã, a dedicação dos participantes, a qualidade do que fazem”, afirmou. As fotografias de Paizinha estarão, posteriormente, em um livro que será publicado em comemoração ao aniversário do Grupo.
A última vez que o Acauã esteve na Europa foi em 2014. A turnê teve o apoio da UEPB e da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG).
Fotos: Paizinha Lemos