Prorrogradas inscrições de trabalhos nas mostras do 11º Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB
A Coordenadoria de Comunicação Institucional (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) prorrogou até o dia 8 de outubro as inscrições de trabalhos que irão concorrer na seleção das mostras competitivas e especiais a serem apresentadas na 11ª edição do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, que será realizado de 29 de novembro a 3 de dezembro, no Cine Teatro São José.
Os produtores audiovisuais poderão inscrever seus trabalhos entre os dias 1º e 30 de setembro, em sete mostras competitivas e cinco mostras não competitivas. As mostras competitivas são “Tropeiros da Borborema de Curta Metragem”; “Brasil de Curta Metragem” (trabalhos de até 20 minutos de duração); “Estalo” (vídeos de até um minuto); “A Ideia é….” (peças publicitárias em vídeo de até um minuto e meio); “Tropeiros de Telejornalismo” (reportagens vídeo com duração de até 10 minutos); e as estreantes “Som da Serra” (videoclipes musicais de artistas e bandas paraibanas) e “Cine Teia” (produções de Pontos de Cultura de qualquer região do Brasil).
Já as mostras não competitivas são: “Filmes convidados”, “Cinema no presídio”, “Feliz Idade”, “Cinema itinerante” e “Trabalho e Sociedade”, esta última resultado de uma parceria do Comunicurtas com o Ministério Público do Trabalho para abordar a temática do homem contemporâneo em suas relações de trabalho, à luz dos direitos sociais, legais, administrativos e humanos.
Cada diretor ou responsável poderá inscrever quantos trabalhos quiser para a seleção das Mostras Competitivas, vedando-se a participação de trabalhos que caracterizem promoção institucional e/ou empresarial (Com exceção da Mostra A Idéia é…, onde é vedada apenas a participação de vídeos com promoção política). O mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra competitiva.
É necessário preencher uma ficha de inscrição online para cada trabalho inscrito. A ficha de inscrição está disponível no site www.uepb.edu.br/comunicurtasuepb, no menu “Inscrições”. Os vídeos deverão ser enviados apenas pela internet, já em resolução adequada para exibição, por meio de instrumentos como Vimeo, Youtube, We Transfer, Dropbox, SendSpace, entre outros, para o email uepbcomunicurtas@gmail.com. Um mesmo trabalho não pode ser inscrito em mais de uma mostra. O edital completo com todas as normas do festival está disponível no menu “Documentos” do site do Comunicurtas.
Nesta 11ª edição, o Comunicurtas UEPB homenageará a professora e atriz Zezita Matos e o cineasta e fotógrafo Breno Silveira. O Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB foi planejado a partir da ideia de que trazer o cinema para junto das pessoas é possibilitar o acesso a uma cultura capaz de apresentar diferentes maneiras de viver, além de exibir um pouco do Brasil a uma sociedade que muitas vezes desconhece a diversidade que possui, haja vista crenças, etnias, curiosidades, tipos e belezas variadas existentes no país.
A UEPB aposta nessa ideia desde o início, porque entende o quão importante é fomentar a arte e a cultura, especialmente no que diz respeito a estimular à plateia e a formação de uma opinião crítica – por meio da reflexão provocada pela linguagem audiovisual – e incentivar o papel dos novos talentos como agentes multiplicadores de cultura na sociedade.
Configurando-se como uma alternativa qualificada de entretenimento totalmente gratuita, o Festival audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB permite o acesso da população a produção e apreciação de filmes e vídeos locais, regionais e nacionais e ainda contempla o reconhecimento dos profissionais envolvidos nesta iniciativa.
Texto: Tatiana Brandão