Curso de Teatro Infantil da UEPB apresenta peça “Unidos Venceremos: a UEPB no Combate à Dengue”

31 de agosto de 2016

enctrat1
Nesta quinta-feira, 1º de setembro, estudantes oriundos do curso de Teatro Infantil, do Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), farão uma apresentação no Centro Cultural de Nova Palmeira, no município homônimo. A peça “Unidos Venceremos: a UEPB no Combate à Dengue” começará às 16h, e é resultado das aulas do professor Sérgio Simplício.
O espetáculo é realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual e já passou por vários locais, a exemplo do Sesc Centro/CG, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Clementino Procópio, Escola Estadual de Ensino Fundamental Murilo Braga e Feira Literária de Boqueirão (Flibo), entre outros. Conforme Sérgio, a peça já soma mais de 30 apresentações, sendo a maioria em instituições de ensino. “E continuamos recebendo convites de outras localidades também. Esperamos em breve estar Araruna, Esperança, Patos e Lagoa de Roça”, contou.
Participam de “Unidos Venceremos: a UEPB no Combate à Dengue” cerca de 30 alunos, entre 8 e 16 anos. “Nossa proposta é seguir percorrendo as escolas estaduais e municipais, bem como as instituições privadas, e atender a todas as solicitações”, enfatizou.
Privilegiando o bom humor, o espetáculo busca conscientizar quanto ao perigo que representa a dengue e aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. A direção e o texto são de Sérgio, a partir de colagens de pesquisas realizadas por ele para desenvolver o tema, urgente devido ao alto número de pessoas infectadas com a citada doença viral. A cenografia e o figurino são de Renato Barros e Napoleão Gutemberg, respectivamente, e a trilha sonora é de Sérgio Simplício e Maria Júlia.
A oficina de Teatro Infantil, que, a exemplo dos demais cursos ofertados pelo Centro Artístico, é gratuita, começou em 2015 e já recebe uma grande procura por parte da comunidade. “Acredito que isso se deve principalmente a um retorno da diversão para crianças com uma tônica mais voltada ao artístico e ao intelectual, ao fazer criativo vinculado à motivação do fantasiar e ao exercício do pensamento. Atualmente é grande o aparato tecnológico ao qual as crianças têm acesso com o objetivo de se entreter, mas há também outras ferramentas, entre elas estão as que se baseiam na expressão verbal e corporal”, apontou.
No ano passado, os estudantes da atividade apresentaram a peça “A Cigarra e a Formiga” nas escolas de Campina Grande e também em atividades de extensão da UEPB. Outras informações sobre o curso e o espetáculo “Unidos Venceremos: a UEPB no Combate à Dengue” podem ser obtidas através dos telefones (83) 3310-9719 e 3310-9734.