MAPP promove show do cantor e compositor João Gonçalves em noite do projeto Sextas Musicais

27 de setembro de 2016

joao-goncalves-cantorNa próxima sexta-feira (30), o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), receberá o cantor e compositor João Gonçalves. Ele será o homenageado da noite dentro do projeto Sextas Musicais. O evento, realizado e promovido pelo Museu, terá início a partir das 19h30, com entrada franca.
Aos 80 anos, sendo 47 deles de carreira, João é autor de clássicos da música popular nordestina, a exemplo de “Severina Xique Xique”, “Mate o véio”, “Galeguin dos zói azu”, sucessos na voz de Genival Lacerda. Considerado o “rei do duplo sentido”, João teve seu LP quebrado, na década de 1970, pelo apresentador de televisão, Flávio Cavalcante. O fato, ocorrido em plena ditadura, não só trouxe fama como o colocou sob os olhares dos militares. Em João Pessoa, ao cantar na Festa das Neves, teve de se apresentar à Polícia Federal e a sua canção, “Pescaria em Boqueirão”, foi proibida.
Estas e outras histórias serão contadas pelo próprio João. No Sextas Musicais, além de cantar algumas de suas composições, o homenageado conversará com o público e responderá perguntas. Participarão da homenagem Abdias, Roberto Moraes e Roninho do Acordeon, além de Tião Lima, presidente da Associação de Repentistas e Poetas Nordestinos, que apresentará um poema escrito especialmente em homenagem a João.
João Gonçalves, além do humor e do duplo sentido, é autor de canções em outros estilos. Espécie de hino não oficial de Campina Grande, a bela canção “Campina de outrora” é de sua autoria. É dele também “Lugar ao sol”, gravada por Dominguinhos. Esta é a quinta edição do Sextas Musicais, evento realizado mensalmente no MAPP que já homenageou As Ceguinhas de Campina Grande, João do Pife, Marinês e Duduta e seu regional.
Texto: Astier Basílio