Seminário propõe discussão sobre o livro “Violência” do filósofo esloveno Slavoj Žižek

27 de setembro de 2016

zize
Na sexta-feira (7), às 19h, na Central de Integração Acadêmica, Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, será realizado o Seminário Filosófico “Violência”, baseado na obra homônima do filósofo esloveno Slavoj Žižek. A entrada é aberta a todos os interessados.
“O Seminário Filosófico é um projeto de extensão cujo objetivo é divulgar junto à comunidade, acadêmica ou não, a Filosofia como possibilidade de reflexão sobre os fenômenos atuais, seja apresentando obras recentes, seja com exposições de pesquisas realizadas por professores de Filosofia”, explicou o professor Reginaldo Oliveira, que ministrará a atividade.
Acerca do Seminário baseado em Žižek, o docente contou que, consoante ao conteúdo do livro, serão tratados temas como ‘violência subjetiva’, ligada à agentes definidos e demarcados, e ‘violência objetiva’, que se refere à violência invisível, aquela que ocorre sem que se possa indicar um agente em particular. Contudo, sempre presente quando o primeiro tipo de violência eclode em contextos específicos.
“Com esses dois tipos de violência, Slavoj Žižek sugere pensar em acontecimentos como o Furacão Katrina, nos EUA, e as revoltas populares nas periferias de Paris, ambos em 2005. Também se voltando para questões como a tolerância, o terrorismo, e os direitos humanos, às quais se debruça neste esteio de dupla violência. Contraposta a essas duas, ao final, o filósofo problematiza outro tipo de violência, a ‘violência divina’, termo criado pelo filósofo alemão Walter Benjamin, que surge das revoltas populares, de caráter destrutivo e radicalmente transformadoras”, acrescentou Reginaldo Oliveira.
Estão marcados, ainda, para acontecer nos próximos meses, mais dois seminários denominados de “O futuro de uma ilusão” e “O mal-estar na civilização”, ambos centrados nas obras de Sigmund Freud. Nestes, além de apresentar os textos, pretende-se articular a problemática da cultura numa relação entre Filosofia e Psicanálise.