Projeto de extensão “Luz, imagem e magia: o cinema infantil no CH” inicia atividades em Guarabira

13 de outubro de 2016

Nesta sexta-feira (14), serão iniciadas, no Câmpus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, as atividades culturais promovidas pelo projeto de extensão “Luz, imagem e magia: o cinema infantil no CH”, vinculado ao Departamento de Educação. Trata-se da exibição de filmes nacionais e da oferta de oficinas de arte, fruto de uma articulação estabelecida com os projetos “Circunlandô”, que é vinculado ao Centro Estadual de Artes (Cearte), e “Cine Recreio”, da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).
Com o objetivo de ampliar o acesso ao universo cultural, a iniciativa é aberta a todos que se interessarem. Serão exibidas duas sessões cinematográficas. A primeira nesta sexta-feira (14), a partir das 19h, na Praça do Centro de Humanidades (CH), e a segunda no sábado (15), também às 19h, enfrente às escolas públicas municipais e estaduais situadas na Praça do Multirão, em Guarabira.
As oficinas serão ministradas a partir da tarde desta sexta (14), nas instalações do CH. Para participar é preciso comparecer à secretaria da Coordenação do Curso de Pedagogia do Câmpus III para efetuar a inscrição, que é gratuita. Serão seis oficinas ofertadas com vagas limitadas: “Ver e fazer: cinema na escola”, voltada a professores da rede pública de ensino e monitores de projetos sociais; “Canto coral, técnica vocal, improvisação e percussão corporal”, destinada a adolescentes, adultos e crianças a partir de 10 anos de idade; “Composição Coreográfica”, para adolescentes a partir de 15 anos, desde que tenham experiência com algum tipo de dança; “O ator e a câmera”, que tem como público-alvo atores e não atores, diretores de cinema e interessados em preparação de elenco; “Cinema de bolso”, aberto a docentes e estudantes da rede pública; e “Crítica cinematográfica”, direcionada a estudantes, professores e aos que se interessam pelo estudo do cinema.
O projeto “Luz, imagem e magia: o cinema infantil no CH”, coordenado pela professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, visa criar um ambiente próprio para o cinema, especialmente voltado para o público infantil. “Objetivamos promover um entrosamento entre estudantes de Pedagogia para que venham a desenvolver trabalhos com crianças que frequentem as escolas públicas e instituições educativas de Guarabira”, explicou a docente.
Por sua vez, o projeto “Circunlandô” percorre, desde 2013, vários municípios paraibanos, promovendo sessões gratuitas de cinema e oficinas para professores da Educação Básica, com a finalidade de possibilitar vivências sobre arte cênica, dança, modelagem e literatura. Já por meio do projeto “Cine Recreio”, estudantes de escolas públicas têm acesso gratuito ao Cine Banguê.
Texto: Simone Bezerrill