MAC da UEPB sedia lançamento de produtos culturais sobre História Indígena e Escravidão Negra no Brasil

17 de outubro de 2016

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sedia na próxima quarta-feira (19), a partir das 19h, o lançamento dos DVDs e do Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes à História Indígena e Escravidão Negra no Brasil. Os produtos fazem parte de projeto aprovado pelo Edital Cultural da Petrobrás/2010, que teve como proponente a Fundação Parque Tecnológico – PaqTc – PB, em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), coordenado pela professora Juciene Ricarte Cardoso.
A iniciativa conta também com apoio da UEPB, que através da Editora Universitária, juntamente com a Gráfica A União, fará a impressão dos produtos, que constituem o Sistema Etnos, plataforma digital de difusão documental que trata da escravidão negra e da história indígena no Brasil, reunindo documentos oficiais da burocracia administrativa portuguesa, relacionados às questões indígenas e da escravidão no Brasil Colonial. O patrimônio historiográfico estará disponível nas universidades públicas e arquivos históricos brasileiros, contribuindo para a difusão e acessibilidade documental sobre os negros e índios do Brasil.
Texto: Clordana Aquino (Estagiária)