Universidade Estadual da Paraíba apoia lançamento do CD “Meu Baque é Forte” do Grupo Maracagrande

10 de novembro de 2016

unnamed
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Instituição, está apoiando o lançamento do CD “Meu Baque é Forte” do Grupo Maracagrande. A iniciativa da UEPB se harmoniza à tríade que perpassa seus propósitos, em se tratando de Arte: a valorização dos artistas, o incentivo à cultura e à disseminação dela para todos, com vistas à formação de novos públicos. O compacto, primeiro do Grupo, será lançado no Cine São José, em Campina Grande, no domingo (27), a partir das 15h.
Na ocasião, o Maracagrande celebrará seu sétimo aniversário, com uma grande programação. Os convidados da tarde serão os grupos Bakamarte, Unidade Zion, Laboratório Mundo, Aparte Percussiva (PE) e Coqueiro Alto. No dia anterior ao evento (26), está prevista uma oficina aberta, no mesmo horário e local.
O CD conta com 12 faixas, “Que baque é esse?”, “Meu Baque é Forte”, “Eu sou Maracagrande Nagô”, “Baques Nação”, “Resistência”, “Sete Pancadas”, “Toque para Oxum”, “Comigo Ninguém Pode”, “Sequência de Baques”, “Major Palito”, “Meio Minuto”, “Coco Merengue/Açude Novo”.
Nas letras, homenagens à Rainha da Borborema e a um personagem emblemático dela, o Major Palito [1932-2016], aclamado artista do veio circense na cidade, bem como ricas referências à cultura de matriz africana. Todas as músicas são autorais e perpassam elementos conhecidos do público que acompanha a trajetória do Maracagrande, marcada por um ritmo frenético e contagiante.
De acordo com os integrantes do Grupo, “Meu Baque é Forte” traz um pouco do que foi trabalhado nestes anos de atividade, passeando pelos toques tradicionais do Maracatu, além de Coco e Afoxé. “Com os instrumentos de base do gênero, desenvolvemos também ritmos contemporâneos, a exemplo do Funk, Merengue, Mangue e Drum Bass”, acrescentaram.
Fundado em Campina Grande, em 20 de novembro de 2009, o Maracagrande surgiu a partir da idealização de um grupo de jovens, coordenado por Thiago Barbosa (Tarta), que também é o Mestre de Apito. Atualmente com 25 integrantes, o Maracagrande tem como objetivo criar, recriar e difundir a prática da música percussiva, buscando resgatar as raízes da Cultura Negra através do Maracatu, Ciranda, Afoxé e Coco de Roda, também pesquisando e mesclando com outros elementos musicais.
Serviço
O quê: Lançamento do CD “Meu Baque é Forte”, do Grupo Maracagrande e VII Celebração de Aniversário do Grupo
Quando: 27 de novembro de 2016
Onde: Cine São José, em Campina Grande.
Informações: (83) 999265459/ (83) 98889-6246 – maracagrande@gmail.com