Universidade Estadual promove 1ª Jornada de Estudos Marxistas de 13 a 15 de dezembro

16 de novembro de 2016

Portrait of Karl Marx, date unknown. (AP Photo/Kurt Strumpf)
Entre os dias 13 e 15 de dezembro, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá a 1ª Jornada de Estudos Marxistas. O evento, que é aberto ao público, será sediado no Auditório III da Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, abordando a temática “Em torno de Marx”. O objetivo é proporcionar um espaço para debates sobre tópicos relacionados ao pensamento de Marx e de teóricos do Marxismo para que docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, que desenvolvem pesquisas nesta área, possam apresentá-las.
De acordo com um dos membros da Comissão Organizadora, o professor Valmir Pereira, a programação abrangerá conferências e minicursos e será divulgada em breve. “Em um quadro de acirramento das contradições em nosso país e em que, em nível acadêmico, mas não apenas nele, o marxismo é constantemente atacado, nós almejamos discutir e esclarecer aspectos concernentes à obra marxista, além de trazer mais informações sobre alguns elementos que são colocados de maneira distorcida”, explicou.
Também entre os pontos percorridos pelo evento, conforme o docente, estarão a onda conservadora que atravessa o mundo nos dias atuais e a Proposta de Lei denominada “Escola Sem Partido”. A iniciativa é promovida pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Filosofia e Filosofia Marxista (NEPEFIL – Karl Marx). Além do professor Valmir (Departamento de Filosofia/UEPB), na Comissão Organizadora figuram os docentes André Ricardo Dias Santos (Instituto Federal de Pernambuco – IFPE), Aliceane de Almeida Vieira (Departamento de Serviço Social/UEPB) e Janduí Evangelista de Oliveira (Departamento de Filosofia/UEPB).
A 1ª Jornada de Estudos Marxistas da UEPB está aceitando resumos e os que visarem mais informações a respeito podem acessá-las no endereço eletrônico http://ijornadamarxistauepb.blogspot.com.br/.