Museu de Arte Popular da Paraíba sedia mais uma edição do projeto Palco do Choro na próxima sexta
Na próxima sexta-feira (9), no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba, será realizada mais uma edição do projeto Palco do Choro. O evento, com entrada gratuita, terá início às 19h e contará com a apresentação do grupo Baú de Chorinho. O repertório a ser apresentado se pautará em compositores clássicos como Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, entre outros.
Será uma “celebração do próprio gênero chorístico e de sua gente, numa antologia de aproximadamente uma dezena de peças centrada na pluralidade autoral”, opina Adeildo Pereira, um dos integrantes do grupo. Além de Adeildo, que toca bandolim, integram o Baú do de Chorinho Thiago Araújo (cavaquinho), Bruno Ferreira (violão), Sandro Félix (violão 7 cordas) e Renally Lucas (pandeiro).
“O Grupo ‘Baú de Chorinho’ é um quinteto instrumental de Campina Grande, Paraíba, constituído ao longo do intervalo que se estende do segundo semestre de 2012 aos primeiros meses de 2013 – um paciente trabalho que veio a se coroar, em 25 de julho deste mesmo ano, na sua memorável estreia pública no Museu Assis Chateaubriand”, historia Adeildo, em texto de apresentação do grupo.
Além do prazer de tocar, o grupo tem como objetivo incentivar, nas novas gerações, o gosto pelo choro. É por esta razão que, paralelo às apresentações musicais, são apresentadas informações sobre o estilo e a história dos compositores. Desde fevereiro, o grupo Baú de Chorinho integra o Dicionário Cravo Albin da Música Popular, uma das grandes referências na pesquisa musical no Brasil. Realizado mensalmente, desde maio deste ano, o Palco do Choro é promovido pelo Grupo Chorata, de Campina Grande.
Texto: Astier Basílio
Fotos: Divulgação