Cursos oferecidos pelo Centro Artístico Cultural da UEPB atenderam cerca de 900 alunos em 2016

3 de janeiro de 2017

O Centro Artístico Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a exemplo dos anos anteriores, obteve expressivo êxito em 2016. Conforme a direção do CAC, nesse período o local contemplou cerca de 900 estudantes em suas atividades, sendo todas gratuitas.
Em 2016, o Centro ofereceu as oficinas de Iniciação ao Teatro; Iniciação ao Desenho e à Pintura; Iniciação à Filarmônica; Canto Coral; Percussão Regional; Violão para Iniciantes; Dança de Salão; Dança de Salão para a Terceira Idade; Iniciação ao Acordeon (Grupo Sivuquiando); Iniciação ao Acordeon (Escola de Sanfona A Sanfonada); Iniciação à Sanfona de Oito Baixos; Teatro Infantil; Ballet e também Iniciação à Dança do Ventre.
Mantendo a tradição de receber diversas atividades envolvendo arte e educação, o Centro sediou iniciativas como os encontros mensais do Grupo Bodopitá Playback Theatre, ensaios e reuniões da Companhia de Projeções Folclóricas Raízes e da Escola Mukambu – Capoeira Angola, Curso de Libras oferecido pela Associação de Surdos de Campina Grande, encontros semanais do Grupo Maracagrande, Oficina de Aperfeiçoamento na Arte da Palhaçaria, feita pela Companhia do Rosário, Curso de Formação em Psicanálise, 2º Fórum de Controle da Dependência Química da Cidade de Campina Grande, palestra “Novembro Azul: A Saúde do Homem”, Festival Atos de Teatro Universitário (UFCG-UEPB), Chá Rosado, em prevenção ao Câncer de Mama, e o Fórum Paraibano em Defesa da Educação Pública. O Centro também recebeu atividades do Projeto de Extensão “Yoga e Qualidade de Vida”, sob a coordenação do professor Andrei Guilherme Lopes, ensaios semanais da Companhia Teatral Flor de Umburana e treinamento de capacitação dos voluntários do Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outros.
Além disso, como de hábito, o CAC foi responsável por fornecer atrações culturais para realização de diversos eventos oferecidos pela UEPB, órgãos públicos e instituições de ensino do Estado da Paraíba. Nesse sentido, em 2016, integrantes do Centro mostraram toda sua criatividade em inúmeras ações, das quais se destacam o Festival de Cultura Zabé da Loca, Festival Universitário de Artes, I Seminário de Extensão da UEPB, São João da Clínica Escola de Fisioterapia, São João do Grupo de Apoio ao Paciente Oncológico – GAPO, São João do Carneirinho, Fórum Paraibano de Administração Pública, VI Mostra de Teatro e Dança do Cariri, 7ª Feira Literária de Boqueirão (Flibo), Semana de Geografia, IV ExpoCaatinga – Dia Nacional da Caatinga, V Tributo a Marinês, Projeto Boninas Junina e a 9ª Mostra do Livro Universitário.
Entre os meses de maio e setembro o Centro também promoveu diversas apresentações da peça “A UEPB no combate à Dengue: Juntos Venceremos” encenada pelo Curso de Teatro Infantil, ministrado pelo professor Sérgio Simplício. O espetáculo percorreu 11 instituições de ensino, como a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga, o Sesc Centro, o Instituto São Vicente de Paulo, a Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, o Centro de Educação Popular Nova Palmeira e o Centro Educacional Carmela Veloso.
Pré-Matrículas
O CAC realizou no final de 2016 as pré-matrículas para os cursos que serão oferecidos em 2017. Foram ao todo 900 inscritos, sendo que 260 pessoas aguardam na lista de espera o surgimento de novas vagas. O Centro Artístico-Cultural da UEPB funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h, na avenida Getúlio Vargas, Centro de Campina Grande. Outras Informações acerca das atividades nele desenvolvidas podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3310-9719.