Museu de Arte Popular da Paraíba registra mais de 34 mil visitações no ano de 2016

23 de janeiro de 2017

Em 2016, o número de visitas agendadas por escolas ao Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), o Museu dos Três Pandeiros da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), superou o do ano anterior. Foram marcadas 146 visitas, oito a mais do que em 2015, quando foram registrados 138 agendamentos.
O número de visitantes que registrou sua presença nos cadernos do Museu foi de 34.419. O mês no qual houve maior comparecimento registrado foi o de junho. Ao todo, vieram ao Museu, no referido mês, 14.289 pessoas. Número maior do que em 2015, quando houve o registro de 13.077 visitantes em junho.
Sextas Musicais
Com a proposta de fomentar o encontro entre expressões da música paraibana e o público, em uma conversa sobre a carreira e a obra, contando ainda com uma pequena apresentação, foi idealizado o projeto Sextas Musicais. Ao longo do ano, foram realizadas seis edições. As apresentações ocorreram mensalmente, na última sexta-feira de cada mês. A primeira apresentação aconteceu em 19 de fevereiro. A homenageada foi a cantora Marinês, Rainha do Xaxado. Nos demais encontros foram homenageados personagens como Zé do Pife, as Ceguinhas de Campina Grande (Maroca, Poroca e Indaiá), João Gonçalves, Severino Medeiros e Família, além de Os Três do Nordeste.
Palco do Choro
Com promoção do grupo Chorata, foi realizado mensalmente, sempre às sextas-feiras, o Palco do Choro. Com o objetivo de difundir e fomentar o gosto por este gênero da música brasileira, passaram pelo palco do Museu dos Três Pandeiros, além do grupo Chorata, o grupo Choro Novo e os músicos Manoel Cirne e Zezé Duarte. A última edição, em 9 de dezembro, teve como convidado o grupo Baú do Chorinho.
Lançamentos
Em 2016, o MAPP sediou 12 lançamentos dos quais nove foram livros, dois folhetos de cordel e um CD, o “Balada do Poeta Cego”, última produção do poeta Zé Laurentino. Os livros lançados foram: “… É tudo. Muito. Di-verso”, de Geneceuda Ferreira Monteiro de Almeida e Imara Correia de Queiroz Barbosa; “Silencioso entardecer”, de Terezinha Siqueira; “As intrigas do poder”, de Tito Lívio Cabral Renovato; “Artes de viver, fazer e escrever histórias”, organizado pelas professoras Regina Coelli Gomes Nascimento e Rozeane Albuquerque Lima; “Publicidade e Consumo”, de Beatriz Braga Bezerra, Brenda Lyra Guedes e Sílvia Almeida da Costa; “Sobre amor e outras coisas”, de Arlindo Almeida; “A Invenção de um Lugar”, de Hilmária Xavier Silva; “A poesia em movimento”, de Isabelle de Araújo Pires; “Geoeconomia da Paraíba”, de Milton Bezerra Cabral; “Tecnologias e Educação”, de Alessandro Frederico da Silveira, Eliane de Moura Silva, Morgana Lígia de F. Freire, Paula Almeida de Castro e Valmir Pereira; “Cantoria: Regras e Estilos”, de autoria de Bráulio Tavares.
Os cordéis lançados foram: “Ode a Manoel Monteiro: Um vate de inspiração que regou a Paraíba”, de Rafael Melo, e “Louvação a Toinho da Mulatinha”, promoção do MAPP, obra de que reuniu vários poetas populares.
Debates, aulas e TCC
Foi oferecida ao público, em promoção do MAPP, uma oficina de pandeiro para iniciantes, ministrada por Sadrinho Dupan, integrante da curadoria de Música do Museu. Realizou-se, ainda, o “Arrastão da Saudade – UEPB Meio Século”, com apresentação da Orquestra Maestro Joaquim Pereira. Aconteceu ainda a Quinta Mostra de Artes do Centro Artístico Cultural (CAC) da UEPB.
O Museu recebeu ainda defesas de trabalho de conclusão de curso (TCC), bem como debate e aulas. “O uso de Literatura de Cordel como contribuição na educação de crianças”, da concluinte em Comunicação Social da UEPB, Dayane Andrade, foi defendido no Museu. Foi apresentado o trabalho “Instalação de Multimídia”, do aluno Diego Lyra de Lima, do Curso de Arte e Mídia da UFCG.
Foi ministrada aula de campo com a turma do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sobre o tema “O Artista e a Cidade”, ministrada pelo professor Luciano Mariz. Com o tema “A ilustração no universo do cordel”, o artista Jô Oliveira promoveu um debate com o público.
Texto: Astier Basílio