Museu de Arte Popular da Paraíba realiza lançamento de romance do autor campinense Wilson Júnior

14 de fevereiro de 2017

Nesta sexta-feira (17), às 19h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) realiza o lançamento do romance “A lira dos meus quinze anos”, do escritor campinense Wilson Júnior. A entrada é franca. “Para algumas pessoas, a felicidade faz parte do seu dia a dia. Para outras – esse sentimento tão necessário ao ser humano – vaga em suas lembranças; mas há aquelas que tal sentimento parece ser algo inatingível”, diz uma das passagens do livro, que traz amor e aventura numa história ambientada em 1874, tendo como esteio a revolta do Quebra-Quilos.
Conta a sinopse de “A lira dos meus quinze anos” que a trama é deslindada na pequena Vila de Fagundes, quando, cansados de humilhações, matutos liderados por meia dúzia de escravos fujões, conhecidos como “negros do mato”, e pelo vendedor de água, que atendia pelo nome de João Carga D’água, invadem cartórios, cadeias públicas e outras repartições.
Para abafar a revolta, o governo provincial que consumia as vilas circunvizinhas, a exemplo da Vila Nova da Rainha e da Vila de Areia (centro cultural da época), pede reforços federais para o Marechal Deodoro da Fonseca, a mando do Imperador D. Pedro II. É nesse conturbado mosaico histórico-literário que estão inseridos Benjamin, um simples entregador de folhetos do jornal abolicionista “O Despertador”, e Clara, uma jovem vítima da brutalidade paterna.
O romance é resultado de dois anos de pesquisas efetivadas por Wilson Júnior acerca da revolta do Quebra-Quilos. No dia 18 de março, às 19h, a obra, que saiu pela Chiado Editora, será lançada na Livraria Nobel, em Campina.
Mais sobre Wilson Júnior
Wilson dos Santos Júnior nasceu em 5 de abril de 1971. É poeta, pintor, geógrafo e, há 20 anos, publicitário.
Foi criado pela mãe, Francisca Rodrigues de Amorim, ex-funcionária pública, e pelos avós maternos Raimundo Rodrigues dos Santos e Marta Rodrigues de Amorim. Devido a problemas desconhecidos quando criança, pronunciou suas primeiras palavras depois dos três anos de idade e apenas após os dez começou a soletrar, o que lhe trouxe sérias dificuldades de aprendizagem na escola.
Por necessidade, aos 13 anos foi trabalhar como sapateiro, dividindo o pouco tempo de estudo que recebia na Escola Municipal Lúcia de Fátima Gayoso Meira. Aos 16, passou a vender quadros. Publicou o primeiro livro de poesias em 1997, aos 26 anos, intitulado “Lemas e dilemas do cotidiano”. Três anos depois, veio “Poemas & Críticas”, seu segundo livro e, em 2004, a coletânea “Sonetos para uma só voz”, advinda de textos publicados em jornais de Campina.
Entre os anos de 2000 e 2008, realizou alguns vernissages. Figuram entre os mais relevantes do período “Uma nova visão da Arte Naiff”, que aconteceu em 2004, em Campina Grande, com o apoio da Aliança Francesa do Estado da Paraíba, e “Sob o Abstracionismo”, ocorrido em 2005, com o apoio da UEPB.
O quê: Lançamento do livro “A lira dos meus quinze anos”, de Wilson Júnior
Quando: 17/02/17
Hora: 19h
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às Margens do Açude Velho, em Campina Grande.
Entrada: Gratuita
Outras informações: (83) 3310-9738