Universidade Estadual da Paraíba realiza mostra itinerante do Comunicurtas na cidade de Remígio

2 de maio de 2017

Única cidade do interior do Nordeste a ter um cinema de rua exibindo filmes diariamente, Remígio, no Brejo paraibano, vai receber uma mostra de cinema promovida pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), através da Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Instituição. A mostra, que funcionará como uma extensão do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB, acontece de 24 a 28 de maio e contará com exibição de filmes, oficinas, palestras, lançamento de livros e feira de artes. Os detalhes do evento foram definidos na manhã desta terça-feira (2), em reunião envolvendo o prefeito da cidade, Melchior Batista, e o coordenador de Comunicação da UEPB e do Comunicurtas, jornalista Hipólito Lucena.
A proposta é exibir filmes de curta e longa metragens durante os cinco dias do festival, especialmente produções premiadas no Comunicurtas. Os filmes serão exibidos no Cine RT, idealizado pelo mecânico Regilson Cavalcanti Silva, um dos amantes da sétima arte na cidade e que será homenageado no festival. Serão exibidos vários longa-metragens, com destaque para o clássico “Maria Coragem”, do diretor Machado Bittencourt; e “Fogo Morto”, baseado no romance de José Lins do Rego e que retrata os costumes da sociedade do século XX em pleno período de decadência da aristocracia canavieira do Nordeste do Brasil.
Também serão realizadas oficinas de cinema como forma de estimular e despertar o interesse da comunidade para a sétima arte. Entre elas estão “Roteiro Audiovisual”, “Telejornalismo”, “Produção de conteúdo audiovisual para as redes sociais” e “Direção de Fotografia”. As oficinas serão realizadas nas escolas do município e em alguns espaços públicos, a exemplo do Salão Paroquial. Em breve a organização divulgará o endereço eletrônico para inscrição dos interessados nas oficinas. Ainda está previsto o relançamento do livro “Imagens que Seduze – Cinema e sensibilidades na Paraíba”, de autoria de Antônio Clarindo Barbosa de Souza e Rivaldo Amador de Sousa.
O Comunicurtas Itinerante em Remígio prestará homenagem a algumas personalidades locais que têm procurado incentivar o cinema na cidade, a exemplo do mecânico Regilson Cavalcanti Silva e a escritora Elizabeth Cristina do Nascimento Cunha. A organização irá entregar aos homenageados a Medalha José Leal e Mariinha Leal, casal precursor do cinema no município.
Como um dos idealizadores da Mostra, o jornalista Hipólito Lucena ressalta que a iniciativa da UEPB visa levar cinema para Remígio e ainda incentivar na formação dos amantes da sétima arte. Ele destaca que a proposta é que, no futuro, Remígio crie seu próprio festival, inclusive com mostras competitivas como acontece com o Comunicurtas. Conforme Hipólito, a ideia de expandir o Comunicurtas de Campina para outras cidades traduz o papel da UEPB de aproximar-se da vida das pessoas e proporcionar educação, cultura e arte. Pelo menos cinco cidades já manifestaram interesse em realizar um projeto semelhante. Alguns municípios já vivenciaram essa experiência que resultou em frutos positivos.
O prefeito Melchior Batista destacou a importância da Mostra e disse que Remígio sempre teve vocação para o cinema. Ele lembrou que os primeiros filmes foram exibidos no mercado público da cidade. Hoje existem muitos grupos fazendo cinema no município. O prefeito destacou que Remígio completou 60 anos de emancipação política em março deste ano e, como presente, ganhou da UEPB a Mostra de Cinema. Para ele, o festival vai incentivar cada vez mais as pessoas a produzirem e apreciarem a arte do cinema. “Esse será um momento importante para Remígio. Um presente que a UEPB está dando para o nosso município”, frisou.

Texto:
Severino Lopes