Editora da Universidade Estadual se aproxima da marca de três milhões de downloads de livros digitais

4 de maio de 2017

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) está cada vez mais perto de atingir uma marca considerável, através de sua missão de apoio e divulgação da produção científica dos professores da UEPB, como também de escritores brasileiros que tiveram suas obras publicadas pela editora. Após a divulgação de mais um balanço de downloads das plataformas onde os livros digitais estão hospedados, os números revelam que a EDUEPB está próxima de atingir a marca de três milhões de downloads na Scielo Books, rede que conecta as plataformas Amazon, Google Play e R Kobo, nas versões de acesso livre.
Os dados atualizados foram divulgados nesta quinta-feira (4), confirmando o potencial que a EDUEPB atingiu ao longo dos últimos cinco anos. Em se tratando de números, de 2012 para cá foram feitos pela plataforma Scielo Books 2.994.325 downloads, sendo 13.601 através da Amazon, 99.829 pela Google Play, 13.719 pela R Kobo e 2.867.176 diretamente pela Scielo. Ainda de acordo com os dados da Scielo, a média trimestral de livros baixados atinge a marca 30.366 downloads por internautas de todas as partes do planeta e em diversas áreas de conhecimento.
Conforme o diretor da editora, professor Luciano Nascimento, esses números são bastante expressivos, uma vez que colocam a EDUEPB como a quarta maior editora universitária do Brasil, no que diz respeito à produção, acesso e distribuição de livros. Ele destacou o trabalho crescente que tem sido feito ano a ano na Universidade Estadual, além de projetar o aumento desses números acerca da quantidade de livros baixados através da internet.
“Esses números são extraordinários e mostram a nossa capacidade de alcance, a partir da produção de obras que chegam para ser publicadas pela EDUEPB. Estamos ocupando a quarta colocação em todo o Brasil no ranking das 120 editoras universitárias, ficando atrás apenas da Fio Cruz, Fundação Editora Unesp (EDUNESP) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estamos à frente, por exemplo, da Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). E tudo indica que ainda aumentaremos o número de downloads, uma vez que temos obras já disponibilizadas, mas que ainda não constam no catálogo da Scielo”, explicou.
Sobre essa possibilidade de superar a marca de três milhões de downloads, professor Luciano se mostrou otimista. Ele apontou que fazem parte desse número total de downloads já contabilizado um grupo de 20 obras publicadas pela EDUEPB. Contudo, ainda há outro grupo de 18 e-books que foram enviados para avaliação da Scielo Books durante o segundo semestre de 2015 e primeiro semestre de 2016, e que aos poucos estão sendo colocados à disposição do público. “Tenho certeza que assim que todos os nossos títulos estiverem disponíveis, vamos ultrapassar essa marca de três milhões de downloads”, afirmou Luciano Nascimento.
Confira abaixo as publicações recordistas da EDUEPB na plataforma Scielo Books:
– Tecnologias Digitais na Educação: 873.795 downloads
– Teoria Quântica: 327.286 downloads
– Uma Nova Ciência para Um Novo Senso Comum: 291.235 downloads
– Residências Terapêuticas: 225.590 downloads
– Psicologia da Saúde: 214.614 downloads
– Gêneros e Práticas Culturais: 167.561 downloads
Para ter acesso completo a todas as obras da EDUEPB publicadas na plataforma Scielo Books, basta acessar o link http://books.scielo.org/eduepb/.
Texto: Givaldo Cavalcanti