Cordelista da UEPB emplaca dois folhetos em coletânea que será lançada em Pernambuco e no MAPP

2 de junho de 2017

 

Autor de 18 cordéis, dos quais 12 deles voltados para a popularização da ciência, o cordelista e servidor técnico administrativo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Josenildo Maria Lima, teve dois cordéis selecionados para compor o livro “Cordelistas Contemporâneos – Coletânea 2017”. O livro, publicado pela Editora Veloso e Nordestina Editora e organizado pelo poeta Zeca Pereira, reúne material literário de vários cordelistas de diversos cantos do Brasil. A coletânea contempla folhetos de poetas do Pará, Ceará, Bahia, Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Rio Grande do Norte, Brasília, Tocantins, Alagoas, Piauí, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Cordelista em ascensão no mundo da literatura, Josenildo Lima, artisticamente conhecido como J. Lima, publicou dois cordéis na coletânea. Foram eles: “A história do filósofo Giordano Bruno e a Santa Inquisição”, e “O Cordel dos Números”. Com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o livro produzido com mais de 500 páginas será lançado no dia 1º de junho, no Teatro Mamulengo, em Pernambuco. Em Campina Grande, a coletânea será lançada no dia 7 de junho, às 19h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), mais conhecido como Museu dos Três Pandeiros. Além de J.Lima, mais sete cordelistas da Paraíba estão presentes na coleção. São eles: Aderaldo Luciano, Anne Karolynne, Chico Mulungu, Pádua Gorrion, Sander Lee e F. Mozart, além de Tiago Monteiro.
Josenildo Maria Lima é servidor do quadro técnico administrativo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e tem um amplo trabalho voltado para a literatura de cordel. Ele é Licenciado em Física, com especialização em Fundamentos da Educação e Práticas Pedagógicas Interdisciplinares, além de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, na área de concentração Ensino de Física, ambos realizados UEPB. Escreve folhetos da literatura de cordel com temas relacionados à ciência.
A dissertação do seu mestrado teve como título “Literatura de Cordel e Ensino de Física: Uma Aproximação para a Popularização da Ciência”. Entre os cordéis que já escreveu destaques para “Ondas”, “Astronomia”, “Os segredos da Física”, “Eletricidade”, “A peleja de um físico antigo com um físico moderno”, “Calor e temperatura”, “Sistemas de medidas”, “Cinemática” e “UEPB 50 anos com você e ajudando a Paraíba a crescer”.

Texto: Severino Lopes
Foto: J. Cesar