Município de Umbuzeiro recebe 2ª Mostra Itinerante do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB

1 de agosto de 2017

Após o sucesso da pioneira Mostra Itinerante do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB, realizada no último mês de maio, na cidade de Remígio, Brejo paraibano, a 2ª edição do evento já tem data e local definidos para as próximas exibições. Entre 18 e 20 de agosto o município de Umbuzeiro, no Cariri da Paraíba, receberá a festa da sétima arte que desta vez homenageará o ator Luiz Carlos Vasconcelos, além do maestro Elison Eric, a escritora Tatiane Vieira, o embolador Roberto Gerônimo dos Santos e o padre Lúcio Flávio.
As atividades dessa 2ª Mostra Itinerante do Comunicurtas acontecerão na Sala de Cultura Ináh e Ivone Souto e na Escola Municipal Coronel Antônio Pessoa. Além das homenagens e exibições dos filmes, já tradicionais do festival, o evento também oferecerá ao público oficinas que têm a proposta de instruir e incentivar a produção audiovisual local. Estarão à disposição seis oficinas que serão realizadas nos dias 18 e 19 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, na Escola Coronel Antônio Pessoa.
De acordo com o coordenador de Comunicação da UEPB, jornalista Hipólito Lucena, a escolha de Umbuzeiro para sediar a Mostra Itinerante do Comunicurtas fortalece ainda mais a herança histórica pelo município ser a terra natal de dois ilustres paraibanos: o jornalista Assis Chateaubriand e o ex-presidente da república, Epitácio Pessoa. “É com muita satisfação que levamos essa 2ª Mostra Itinerante do Comunicurtas para uma cidade que já ofereceu tanto não só à Paraíba, mas ao Brasil. E essa parceria entre a UEPB e a Prefeitura de Umbuzeiro foi fundamental para que também tivéssemos condições de oferecer ao público outras atividades, além das exibições”, disse Hipólito.
As oficinas à disposição dos participantes são: Jornalismo Comunitário, Produção Audiovisual e cidadania, Fotografia Básica, Fotografia Avançada, Do roteiro à finalização de curtas-metragens e Produção de Conteúdo para Rádio. Todas elas contam com 20 vagas disponíveis, sendo as inscrições realizadas no Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal. A estudante do curso de Jornalismo da UEPB, Bianca Mariano, é natural de Umbuzeiro e faz parte da equipe de organização do evento. Para ela, essa Mostra será muito importante por oferecer mais oportunidades culturais à população.
“Vai ser muito bom para a cidade receber um evento como o Comunicurtas. E sendo a primeira vez que Umbuzeiro sedia algo assim, certamente vai chamar muita atenção pela oportunidade que as pessoas terão de conhecer mais de perto a cultura audiovisual. Além de tudo, será possível que jovens se interessem mais em produzir seus próprios conteúdos, por terem a chance de exibi-los na Mostra”, ressaltou Bianca, que já recebeu três prêmios na Mostra Estalo da edição 2014 do Comunicurtas UEPB, evento realizado anualmente em Campina Grande.
Outro membro da equipe de produção do Comunicurtas, a também estudante de Jornalismo da UEPB, Aline Herculano, apontou que o sucesso da primeira Mostra Itinerante, em Remígio, foi fundamental para que este segundo evento tivesse condições de ser realizado poucos meses após o primeiro. “O resultado da Mostra em Remígio foi muito positivo. Foi uma experiência muito gratificante, porque tivemos condições de levar para outras pessoas o brilhantismo da sétima arte. E a chance de poder colaborar com a cultura audiovisual também em Umbuzeiro é algo que nos motiva bastante”, afirmou.
Além desta Mostra, já estão confirmadas mais três atividades itinerantes nas cidades de Pocinhos, Catolé do Rocha e Taperoá. “A próxima Mostra itinerante será em setembro, em Catolé do Rocha. Ainda vamos definir as datas, mas a parceria com a Prefeitura Municipal já está feita. Posteriormente, no mês de outubro, será a vez de Taperoá, já que o município organiza uma Semana de Cultura, e vamos encaixar a Mostra durante as atividades. E finalizando o ano estaremos em Pocinhos para promover mais uma Mostra Itinerante”, afirmou Hipólito.
Para acompanhar todas as novidades acerca dessa 2ª Mostra Itinerante em Umbuzeiro, basta seguir as redes sociais do evento. No Facebook curta a página Comunicurtas UEPB, além do Instagram oficial do festival @comunicurtasuepb. A Coordenadoria de Comunicação (CODECOM) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lançará no próximo dia 16 de agosto o edital da 12ª edição do Festival Audiovisual Comunicurtas UEPB.
Conheça mais sobre os homenageados do evento
Luiz Carlos Vasconcelos: nascido em Umbuzeiro, é ator de destaque nacional e internacional. Atuou em filmes como Baile Perfumado, O Primeiro Dia, Eu Tu Eles, Abril Despedaçado, Carandiru, entre outros.
Elison Eric: maestro de inúmeras bandas marciais, orquestras e grupos musicais. Foi o responsável por popularizar a música em Umbuzeiro, inserindo muitos jovens no mundo da arte através da música.
Tatiane Vieira: escritora, já contribuiu de diversas formas para a história de Umbuzeiro. A partir de seus estudos oferece a oportunidade para que estudantes e a população em geral conheça mais sobre o município.
Roberto Gerônimo dos Santos: embolador, sempre amou o coco de roda, elemento tradicional de sua comunidade. Mantém a tradição de dançar o coco há muitos anos, tendo como ponto de encontro sua residência.
Padre Lúcio Flávio: religioso, se dedicou durante muitos anos a construção de uma cidade melhor para os umbuzeirenses. Sempre esteve engajado em projetos sociais, principalmente nos direcionados ao acesso da população à água. Criador da Sala de Cultura Ináh e Ivone Souto.
Confira a programação completa da Mostra Itinerante clicando AQUI.
Texto: Givaldo Cavalcanti