Encontro de Sanfoneiros de Oito Baixos inspira movimento de valorização de tocadores do instrumento

4 de agosto de 2017

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) participou, na última quarta-feira (02), no Recife (PE), do #Movimento Respeitem os 8 Baixos. O projeto objetiva viabilizar ações de valorização e continuidade da arte dos 8 baixos e foi lançado durante um evento sediado no Museu Cais do Sertão, em uma programação que se desenvolveu por todo o dia.
Participaram da ocasião o reitor da UEPB, professor Rangel Junior, o pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, além do músico e professor do Centro Artístico-Cultural (CAC) da Instituição, do curso de Sanfona de Oito Baixos, Luizinho Calixto, acompanhado de dois alunos.
De acordo com o pró-reitor adjunto de Cultura, o convite para participar do Movimento surgiu através do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos, promovido pela Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da UEPB, no primeiro semestre deste ano, e que percorreu diversos pontos da Paraíba.
“Eles ficaram encantados com a nossa iniciativa e propuseram que uníssemos forças para fazermos juntos, em breve, um grande evento regional prestigiando esses artistas. É uma satisfação enorme alcançarmos pensamentos semelhantes, vermos pessoas que partilham da mesma ideia, com igual objetivo de enaltecer a matriz musical desse instrumento”, destacou.
Na programação do evento figuraram apresentações artísticas com Truvinca, Luizinho Calixto, Paulo Henrique, Severino dos 8 Baixos, Verônica Sanfoneira, Diviol Lira, Paulo Henrique dos 8 Baixos, exibição do curta “Arlindo dos 8 baixos – Mestre do Beberibe”, e o “II Fole em Debate”, com a participação de Lêda Dias e Anselmo Alves, versando sobre o processo de patrimonialização da sanfona de 8 baixos. O #Movimento Respeitem os 8 Baixos surgiu a partir da constatação que os instrumentistas não encontram mais espaço nas festas tradicionais ligadas à arte da sanfona, notadamente o São João.
Acerca disso, o Movimento aponta que, em junho de 2017, não teve notícia de nenhum sanfoneiro de 8 Baixos inserido na programação oficial da Prefeitura do Recife. Conforme o Movimento, essa situação tem se tornado regra nos outros municípios do estado, a despeito destes tocadores de fole incorporarem uma dimensão social: são capazes de agregarem uma comunidade e produzir cultura, representá-la e difundi-la, contribuindo para o fortalecimento de nossa própria identidade.
Abaixo-assinado
O #Movimento Respeitem os 8 Baixos está com um abaixo-assinado na página https://www.change.org/p/c%C3%A2mara-municipal-do-recife-n%C3%A3o-deixem-calar-a-sanfona-de-8-baixos, destinado a pressionar a Câmara Municipal do Recife e a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco para que seja instituído pelo menos um polo permanente para a apresentação dos sanfoneiros de 8 baixos, durante os festejos do mês de junho, na capital do estado e nos municípios pernambucanos.
De acordo com o abaixo-assinado, a Sanfona de 8 Baixos possui toda uma tradição musical, sendo fundamental para a música nordestina e brasileira. “No Nordeste do Brasil, ela adquiriu características de afinação próprias que a tornaram diferente, detentora de um sotaque próprio, representativo da nossa cultura popular. Representa, além de uma tradição musical, um saber único, um jeito de conviver e festejar muito nosso, bem nordestino, e por isso, bem brasileiro também”, explica o texto do abaixo-assinado.