EDUEPB inicia caravana “Quanto vale o livro?” com mais de 2 mil exemplares à disposição dos leitores

24 de agosto de 2017

Imagine uma livraria em que o leitor pode escolher o livro, folhear as páginas, pegar um autógrafo do autor, e ainda definir o valor da obra. Esse lugar, aparentemente fictício e nascido do imaginário dos escritores, existe de forma real e foi concebido como um projeto itinerante da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).
A caravana cultural para valorizar o hábito da leitura e promover livros lançados pela Editora ao longo dos últimos anos começou nesta quinta-feira (24) no hall do Prédio Administrativo, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. Um estande foi montado no local, para atrair estudantes, técnicos administrativos e pesquisadores amantes da leitura e ávidos por adquirir novos conhecimentos. No total, 89 títulos e mais dois mil livros das mais diversas áreas do conhecimento foram colocados à venda.
Batizada de “Quanto vale o livro?”, a campanha oferece a oportunidade ao leitor de decidir qual valor acha justo pagar por determinado título. Estudante de Administração, Kleiton Wagner não perdeu a oportunidade e comprou de uma só vez oito livros. “É uma oportunidade rara e não poderíamos desperdiçar. A leitura amplia nosso conhecimento de mundo”, disse. O escritor Efigênio Moura elogiou a iniciativa da EDUEPB e disse que, muitas vezes, o leitor valoriza a obra quando escolhe o título. “Essa é uma realização fantástica da Editora da UEPB”, frisou.
Romancista contemporâneo, fiel ao estilo regionalista, Efigênio Moura tem cinco livros publicados, dos quais quatro com o selo da EDUEPB. Seu último livro, à venda na caravana, foi “Apurado de Contas”, obra que conta causos sobre a região do Cariri da Paraíba. Além de Efigênio, outros autores também estão incentivando a campanha da Editora, a exemplo do professor Luciano Albino, representado no estande com o livro “Engenho de cana-de-açúcar na Paraíba: por uma sociologia da cachaça”. O acervo da EDUEPB compreende aproximadamente 138 títulos impressos e 125 e-books (livros digitais).
A caravana “Quanto vale o livro?” segue na próxima segunda-feira (28) para o Centro de Humanidades (CH), Câmpus III, na cidade de Guarabira. Na quarta-feira (30), o estande da EDUEPB será montado na Central de Integração Acadêmica, no Câmpus de Bodocongó.
A proposta da caravana, conforme destaca o professor Luciano Nascimento, diretor da EDUEPB, é realizar verdadeiras expedições em todos os câmpus da Instituição para a promoção de livros que são importantes para a formação profissional dos alunos da UEPB. As demais datas de realização da caravana ainda serão definidas pela direção da Editora.
Luciano Nascimento comentou ressalta que com a iniciativa a Instituição cumpre uma de suas funções, que é produzir e disseminar conhecimentos científicos e literários. A ideia, segundo ele, é proporcionar aos estudantes o acesso ao livro, visto que a Editora é pública e, por isso, deve ser voltada para a comunidade acadêmica. “Assim a EDUEPB cumpre com a sua função social, que é a distribuição do saber, do conhecimento, da ciência e da cultura. Com esta ação, a EDUEPB também encontra uma forma de construir cidadania e democracia participativa direta”, enfatizou.

Texto: Severino Lopes
Fotos: Tatiana Brandão