Pró-Reitoria de Cultura da UEPB lamenta falecimento do sanfoneiro Severino Medeiros

27 de outubro de 2017


A Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) lamenta o falecimento do sanfoneiro Severino Medeiros, ocorrido na noite da última quinta-feira (26). O artista foi um dos homenageados do Encontro de Sanfoneiros realizado pela Instituição este ano e também em 2016, no projeto Sextas Musicais do Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).
Natural da cidade de Esperança, Severino veio para Campina Grande aos 14 anos. Foi presenteado pela mãe com sua primeira sanfona, a qual aprendeu a tocar sozinho. Apresentou-se ao lado de Luiz Gonzaga, no Forró de Zé Lagoa, de Rosil Cavalcanti, além de ter gravado com mais de 40 artistas em toda sua carreira, entre os quais Marinês, Ton Oliveira e Dominguinhos.
Um dos orgulhos de Severino Medeiros era a família, conhecida na Rainha da Borborema como “Clã dos Medeiros”, isso porque o patriarca incentivava cada talento que despontava a trilhar o caminho da música, fazendo da criatividade e do gosto pelas raízes nordestinas uma herança. Assim, compõem o talentoso “Clã dos Medeiros”, filhos, netos, sobrinhos e primos, que seguem com o legado deixado pelo artista.
O reitor da UEPB, Rangel Jr., destacou a importância do patrimônio artístico construído por Severino, enaltecendo a dedicação, valorização e respeito que o músico dava ao ofício musical, bem como seu trabalho de estimular a difusão do saber no que se refere à sanfona.