Curso de Ballet da UEPB apresentará espetáculo “Cânticos para o Natal” no Teatro Municipal Severino Cabral

2 de dezembro de 2017

O Curso de Ballet, proveniente do Centro Artístico-Cultural (CAC) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), exibirá na próxima segunda-feira (4), o espetáculo “Cânticos para o Natal”. A apresentação ocorrerá no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, a partir das 19h30, e integra o encerramento das atividades de 2017 do curso. A entrada se dará mediante a troca de dois quilos de alimento não perecível pelo ingresso, a ser obtido no CAC.
Na oportunidade, 102 bailarinos estarão no palco do Municipal. “Cânticos para o Natal” é divido em três momentos: “O Sentimento de Natal”, “Os Símbolos do Natal” e “O Ballet no Natal”. Cada parte percorre outros temas, a exemplo de “A Estrela de Natal” e “A Confraternização”. Já “Os Símbolos do Natal” remete a elementos comuns à data. Nele, dançam bengalas, biscoitos de gengibre, velas, árvores, sinos, bonecos de neve, anjos, duendes do trenó e a solista. A terceira parte é composta por um ensaio para o ballet “O Quebra Nozes”, A Valsa das Flores do ballet “O Quebra Nozes”, A Chegada ao Reino dos Doces, Os Flocos de Neve e a Apoteose.
A iluminação cênica de “Cânticos para o Natal” é de Guttemberg Cavalcante, a sonorização de Jefferson Freitas, a confecção de figurinos é de Edileuza Silva e Sílvia Rocha, os ensaios foram efetuados por Jefferson Freitas, Julierme Lúcio, Paulo Costa e Waleska Rocha. A equipe do pessoal de apoio contou com Cosma Rodrigues, Eliane Alves, Patrícia Lucena e Sandra Silva. As pesquisas e adaptações coreográficas, as remontagens, coreografias originais e cenários (criação e confecção), bem como os figurinos, foram de Cláudia Saboya e dos professores do Curso de Ballet da UEPB, sendo que a direção geral do espetáculo coube a estes últimos.
O Curso de Ballet da Universidade Estadual da Paraíba começou suas atividades em 2006 e ocorria de início no Museu de Arte Assis Chateaubriand – prédio atualmente à disposição da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). Mais tarde, foi transferido para a Casa Brasil da UEPB. Lá funcionou até 2011, quando mais uma vez mudou de sede e passou a dispor de instalações no Centro Artístico-Cultural da Instituição – local em que permanece até hoje. A princípio, o Curso contava com 120 crianças selecionadas entre mais de 450. O Curso frequentemente se exibe em eventos efetivados pela própria UEPB e também em outros órgãos de caráter social, artístico e educacional. Além disso, participa de eventos em cidades circunvizinhas, contribuindo de modo expressivo para a evolução da Dança no Estado.
Mostra de Dança
Já o Grupo de Ballet da Universidade promove na próxima quinta-feira (7), às 19h30, a “2ª Mostra de Dança da UEPB”. Participarão dela 11 bailarinos do Grupo, mais dois grupos convidados: “Let’s Go” e “Tap Campina”. A intenção da Mostra é apresentar os trabalhos que vem sendo desenvolvidos pelo Grupo, notadamente este ano, e também interagir com outros artistas e práticas que estão sendo realizadas na cidade. A entrada também será feita com a troca de dois quilos de alimento não perecível pelo ingresso, a ser obtido no CAC.
Este ano, como de costume, o Grupo esteve em diversos eventos ocorridos na Paraíba e também participou de iniciativas em outras localidades. Uma das marcas do Grupo é privilegiar sempre os trabalhos autorais. Entre eles, pode-se destacar “Enlaces”, “Maria, Maria” e “Ballet da UEPB Dança o Nordeste”. Outras informações podem ser obtidas por meio do telefone (83) 3310-9719.