MAPP receberá lançamento do livro “Um olhar interpretativo das canções de Chico Buarque”

13 de março de 2018

Nesta terça-feira (13), às 17h, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) receberá o lançamento do livro “Um olhar interpretativo das canções de Chico Buarque”, do escritor Rui Leitão. A obra, saída pela Editora Ideia, traz 100 crônicas inspiradas nas letras do artista e tem prefácio assinado por Hildeberto Barbosa Filho, com texto de apresentação de Antônio Fonseca Jr.
O critério principal adotado por Rui Leitão na seleção das músicas comentadas foi o da mensagem contida na letra das canções, tanto as que têm uma linha voltada para o romantismo, quanto as que são carregadas de substância no discurso político da abordagem de questões sociais. As crônicas foram publicadas, primeiro, nas redes sociais. “O livro busca despertar o interesse em apreender o significado da comunicação musicada que Chico Buarque faz através das letras de suas canções. Não necessariamente haverá concordância com a minha interpretação, mas, certamente, fará com que o leitor passe a ouvir seu repertório musical prestando atenção nas letras”, ressaltou.
Utilizando como fonte de inspiração as letras de canções da música popular brasileira, é a segunda experiência do escritor. A primeira foi com a edição do livro “Canções que falam por nós”, editado pela A União, onde escreveu 250 crônicas baseadas nas mensagens de músicas de vários compositores da MPB, em todos os tempos.
Natural de Patos (PB), filho de Deusdedit Leitão, Rui foi secretário executivo da Comissão Organizadora dos Eventos Comemorativos do 4º Centenário da Paraíba, diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado da Paraíba (IPHAEP), além de superintendente da Rádio Tabajara e do Jornal e Editora A União.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Um olhar interpretativo das canções de Chico Buarque”, de Rui Leitão
Quando: Terça-feira (13/03/18)
Hora: 17h
Onde: Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), às margens do Açude Velho, em Campina Grande.
Entrada: Gratuita
Outras informações: (83) 3310-9738