MAPP sediará lançamento do livro “Ensaios, perfis e (quase) memórias”, do escritor Bruno Gaudêncio

2 de maio de 2018

O Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, sediará na próxima quarta-feira (2), às 19h, o lançamento do livro “Ensaios, perfis e (quase) memórias”, do escritor Bruno Gaudêncio. Bastante conhecido na cena literária do Estado, notadamente na Rainha da Borborema e em João Pessoa, Bruno traz na publicação uma coletânea de textos não ficcionais. A entrada é franca.

A apresentação será realizada pelo professor do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e crítico literário, José Mário da Silva, que também é membro da Academia Paraibana de Letras (APL) e da Academia de Letras de Campina Grande (ALCG).
Saída pela Editora Ideia, a obra reúne, conforme Bruno, uma série de resenhas, ensaios, discursos, relatos de memórias, artigos jornalísticos, prefácios e perfis, publicados anteriormente em alguns periódicos e sites culturais, a maioria provinda do Estado da Paraíba, entre os anos de 2011 e 2017, a exemplo do suplemento Correio das Artes e do jornal Contraponto. Nesse veio, serão encontradas no livro as impressões do autor sobre o trabalho e a vida de variados escritores e artistas locais, como Manoel Monteiro, José Laurentino, W. J. Solha e Carlos Aranha, entre outros.
Bruno destaca que os textos da miscelânea resultam, em grande parte, dos autores, obras e instituições culturais e literárias que o acompanharam em pesquisas, leituras e atuações nestes últimos anos, especialmente no recorte espacial da Paraíba.
Mais sobre Bruno Gaudêncio
Bruno é formado em Jornalismo e História pela UEPB, com mestrado em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Atualmente mora em São Paulo, onde efetua o seu doutoramento em História Social, por meio da Universidade de São Paulo (USP).
Tem sete livros publicados. Entre eles figuram “O Ofício de Engordar as Sombras”, “Acaso Caos”, “Inventário Lírico da Rainha da Borborema: 150 anos de Poesia”, em parceria com José Edmilson Rodrigues, “Pedro Américo em Quadrinhos”, com ilustrações de Flaw Mendes e “Ariano Suassuna em Quadrinhos”, com ilustrações de Megaron Xavier. Publicou poemas em diversos veículos do gênero, tanto nacionais quanto internacionais, a exemplo do Literatas (Moçambique), Orizont Literar Contemporan (Romênia) e Verbo 21 (Bahia).
É integrante do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), membro da ALCG e coeditor da Revista Blecaute de Literatura e Artes.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Ensaios, perfis e (quase) memórias”, de Bruno Gaudêncio
Quando: Quarta-feira (02/05/18)
Hora: 19h