Museu de Arte Popular da Paraíba recebe lançamento do livro “Marcas de um tempo – Memórias Póstumas”

24 de outubro de 2018

Na próxima quinta-feira (25), às 19h, em Campina Grande, o Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP), que tem como mantenedora a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), receberá o lançamento do livro “Marcas de um tempo – Memórias Póstumas”. A obra, de autoria de Valéria Vanda de Xavier Nunes, trata de temas como superação, família, amizade, fraternidade e perseverança. A entrada é franca.
“Marcas de um tempo – Memórias Póstumas” conta com 154 páginas e conforme Valéria “surgiu da necessidade de homenagear uma irmã especial falecida há dois anos, e, ao mesmo tempo, deixar um legado aos meus 12 irmãos”. Este é o terceiro livro publicado por ela. Segundo acrescentou, devido à dificuldade do escritor iniciante brasileiro conseguir ser “bancado” por uma editora, a própria autora tem efetivado suas publicações de forma independente.
O livro toma como base o “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis. “Sou uma pessoa bastante saudosista. Aprecio o registro dos momentos vividos, sejam eles bons ou maus. Nessa obra não são minhas memórias, mas as da narradora-protagonista. Assim, a voz não é a minha, mas a dela”, explicou.
Sobre o processo criativo, Valéria pontuou que é na escrita que ela se encontra. “É como expresso tudo que me angustia, que me alegra, que me indigna, que me revolta. Ler para mim é como o ar que respiro e a escrita me salva”, destacou.
Para Chico Viana, doutor em Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a experiência de estar “morta”, mas também consciente, cultivando lembranças e vendo as pessoas − caso da personagem de Valéria − possui um grande potencial dramático e reflexivo. “A autora tempera tudo isso com ironia e otimismo, sugerindo uma afirmação da vida contra a perspectiva da morte e mostrando muita sensibilidade e imaginação”, ressaltou.
Mais sobre a autora
Valéria Vanda de Xavier Nunes é formada em Letras pela UEPB. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, começou sua carreira literária em 2006. Publicou o primeiro livro, “Retalhos de uma vida” (Editora Bagaço), em 2009. O segundo viria em 2012, pela mesma editora, intitulado “A saga de sete mulheres”. “Marcas de um tempo – Memórias Póstumas” sai pela Editora e Gráfica Marcone. Atualmente Valéria já dispõe de outro livro, “Entre uma coisa e outra”, a ser publicado em breve pelo Selo Latus da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB).
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Marcas de um tempo – Memórias Póstumas”, de Valéria Vanda de Xavier Nunes
Quando: Quinta-feira (25/10/18)
Hora: 19h